Educação para a cidadania: questão colocada pelos movimentos sociais
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022002000200009Palavras-chave:
Cidadania e educação, Cidadania e movimentos sociais, Educação e participação políticaResumo
O artigo problematiza a relação entre a cidadania e a educação das camadas populares. Tem por objetivo dialogar, no espaço e no tempo, com o conceito de cidadania, buscando averiguar se este possui conteúdo para infundir-se na educação das camadas populares e quais seus limites e possibilidades que precisam ficar claros para dar visibilidade e lugar a novos conceitos e práticas. Para alcançar tal objetivo os conceitos de cidadania e de educação são mergulhados na história e na filosofia, mais propriamente nas condições em que se assenta a constituição de um cidadão, deduzindo-se, a partir daí, a educação necessária a uma tal constituição. As contradições mostram as possibilidades e os limites da educação como via preferencial de acesso à cidadania, e o fato de que os movimentos sociais populares criam novas formas de produzir, de conviver e de se educar. Nesse processo, gestam novos conceitos cujos conteúdos, marcados pelas práticas de cooperação e solidariedade, parecem projetar a emancipação social em sentido mais amplo do que o proposto pelos princípios formais de liberdade e igualdade em que se assenta a cidadania burguesa. Assim, os movimentos sociais populares ampliam também o horizonte da educação para além da cidadania.Downloads
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Publicado
2002-07-01
Edição
Seção
Em Foco: Educação, Movimentos Sociais e Democracia
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Como Citar
Educação para a cidadania: questão colocada pelos movimentos sociais . (2002). Educação E Pesquisa, 28(2), 113-128. https://doi.org/10.1590/S1517-97022002000200009