Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura

Autores

  • Fúlvia Rosemberg Fundação Carlos Chagas
  • Chirley Bazilli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Paulo Vinícius Baptista da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100010

Palavras-chave:

Educação e raça, Discurso racista, Combate ao racismo, Livros didáticos

Resumo

O artigo se propõe a efetuar uma revisão da produção brasileira sobre expressões de racismo em livros didáticos. Baseando-se em estados da arte já publicados e no original (como o de Baptista, 2002), o artigo analisa a produção brasileira sob dois ângulos: publicações que enunciam o racismo em livros didáticos; e publicações que referem-se ao combate ao racismo em livros didáticos. Num percurso histórico, os autores procuram indicar aspectos comuns ao conjunto de análises já produzidas sobre o tema, as lacunas que vêm permanecendo e a diversidade de enfoques teórico-metodológicos sobre os quais elas têm se apoiado. Concluem analisando as principais ações que vêm sendo desenvolvidas tanto pelo movimento negro como pelos órgãos oficiais para combater o racismo nos livros didáticos, tais como o programa Nacional do Livro Didático e a recente Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, no ensino fundamental.

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Publicado

2003-06-01

Edição

Seção

Em Foco: Desigualdades Raciais na Escola

Como Citar

Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura . (2003). Educação E Pesquisa, 29(1), 125-146. https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100010