História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões

Autores

  • Marcílio Souza Júnior Escola Superior de Educação Física; Centro de Estudos em Educação Física e Esportes; Laboratório de Estudos Pedagógicos; Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esportes
  • Ana Maria de Oliveira Galvão Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300005

Palavras-chave:

Historiografia da educação, Disciplinas escolares, Educação física, Educação artística

Resumo

No contexto de renovação da historiografia da educação no Brasil, tem sido crescente o número de estudos que buscam compreender como determinados saberes se tornaram propriamente escolares. Essas pesquisas têm contribuído para um melhor entendimento do papel desempenhado pela escola e por outras instâncias sociais na definição daquilo que, ao longo do tempo, tem sido considerado essencial na formação das novas gerações. Esse campo de estudos tem sido identificado ao que se convencionou denominar História das Disciplinas Escolares, uma abordagem multidisciplinar que, já há algumas décadas, vem sendo desenvolvida por pesquisadores de vários países do mundo. O artigo, que constitui um ensaio bibliográfico, busca identificar e problematizar tendências de pesquisa nessa área no interior do campo mais amplo da História da Educação. Por fim, descreve sucintamente dois estudos realizados recentemente por pesquisadores brasileiros nas áreas da Educação Física e Educação Artística, que se inserem nessa linha de investigação. Apesar do crescente número de pesquisas realizadas em torno do tema, a maioria dos trabalhos, muitas vezes dedicados a traçar cronológica e retroativamente a presença de um saber na escola, é realizada de forma isolada e parte de pressupostos - muitas vezes rígidos - advindos das tradições da transposição didática ou da cultura escolar. Acredita-se que somente com a realização periódica de balanços é possível tornar inteligível o processo de transformação e/ou construção de saberes em saberes propriamente escolares tanto em uma perspectiva empírica quanto do ponto de vista propriamente teórico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2005-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões . (2005). Educação E Pesquisa, 31(3), 391-408. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300005