Teorias econômicas de oferta de educação: evolução histórica, estado atual e perspectivas

Autores

  • Fábio D. Waltenberg Université Catholique de Louvain

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100008

Palavras-chave:

Economia da educação, Capital humano, Oferta de educação, Funções de produção de educação

Resumo

Este artigo preocupa-se com uma faceta particular (o lado da oferta) de uma das duas grandes linhas de pesquisa em economia da educação (aspectos econômicos dos sistemas educacionais). Apresentam-se a evolução histórica, o estado atual do debate e as perspectivas de desenvolvimento das teorias econômicas de oferta de educação, abarcando-se o período compreendido entre o início da década de 1960 e as contribuições mais recentes. Argumenta-se que as teorias tradicionais de economia da educação (capital humano e sinalização) não deram tratamento adequado ao lado da oferta da educação. Mais tarde, os conceitos e o instrumental da microeconomia da firma foram mobilizados a fim de se tentar mapear a "tecnologia de produção de educação". A abordagem das funções de produção de educação, baseadas inicialmente apenas em insumos monetários, não foi suficiente para que se apreendesse toda a complexidade envolvida no processo de provisão de educação. Uma análise de artigos mais recentes revela três caminhos promissores para o desenvolvimento das teorias de oferta de educação: (i) incluir insumos não monetários às funções de produção; (ii) levar em consideração aspectos institucionais e organizacionais do sistema educativo; e (iii) aprimorar as técnicas econométricas de estimação das funções de produção. Por fim, o artigo discute mais detidamente o primeiro desses três caminhos.

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Publicado

2006-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Teorias econômicas de oferta de educação: evolução histórica, estado atual e perspectivas . (2006). Educação E Pesquisa, 32(1), 117-136. https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100008