Do método do caso ao case: a trajetória de uma ferramenta pedagógica

Autores

  • Maria Arlinda de Assis Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100009

Palavras-chave:

Estudo de caso, Método do caso, Pesquisa científica, Formação acadêmica

Resumo

O presente trabalho procura distinguir os conceitos acerca do método de estudo de casos e o método do caso dentro das Ciências Sociais e suas aplicabilidades, assim como diferenciar o modo empírico/indutivo e o teórico/dedutivo de pensar, sendo apresentado no trabalho como característicos de americanos e alemães respectivamente, fatores que diferenciam o ensino nos dois países. Para tanto, realiza uma descrição sobre o momento do surgimento do método do caso na escola de Direito em Harvard, destacando a conjuntura social, econômica e cultural que possibilitaram a criação desse instrumento pedagógico e, concomitantemente, apresenta o estudo de caso que, como proposto por Yin, cuja obra referenciou o trabalho em questão, se configura em um dos mais utilizados métodos nos estudos científicos, rompendo com o credo de que é um método fácil de ser aplicado, antes, exige do pesquisador dedicação e rigor científico, além de uma elaboração do problema de maneira a não torná-lo óbvio, um simples relato de experiência. Já o método de casos, criado por Christopher Columbus Langdell, não busca a pesquisa empírica como resposta a um determinado problema, antes, é uma ferramenta pedagógica utilizada na formação de advogados, juristas e administradores de empresas em que a teoria é um subsídio à análise de jurisprudências e experiências em administração, não apenas o objetivo puro e simples da academia.

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Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Do método do caso ao case: a trajetória de uma ferramenta pedagógica . (2009). Educação E Pesquisa, 35(1), 129-143. https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100009