Regulação educativa e trabalho docente em Minas Gerais: a obrigação de resultados
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000300011Palavras-chave:
Regulação educativa, Obrigação de resultados, Trabalho docenteResumo
Este artigo apresenta a descrição e a análise das políticas educacionais em desenvolvimento no sistema estadual de ensino em Minas Gerais, tendo por objetivo identificar seus efeitos sobre as relações de trabalho docente. Tais políticas educacionais enquadram-se na modalidade de regulação educativa denominada obrigação de resultados, que compreende um conjunto de intervenções caracterizadas como medidas de controle com o propósito de obter maior eficácia escolar. O levantamento documental e a análise dos dados empíricos indicaram que as medidas empreendidas pelo governo concentram sobre os professores a responsabilização pelo êxito ou pelo fracasso dos alunos nos sistemas de avaliação em larga escala e nas avaliações regulares das escolas. A avaliação de desempenho dos professores e a avaliação institucional das escolas são vinculadas aos resultados escolares, sendo definidos centralmente, sem a participação dos professores, os percentuais de alunos que devem ser promovidos e os índices de proficiência a serem alcançados. Em tal contexto de cobrança de resultados, não são levadas em consideração as condições de trabalho docente na rede estadual de ensino em Minas Gerais. O artigo discute, com base nos autores pesquisados, novos modos de regulação educativa - mais horizontais e menos hierárquicos - na definição das políticas públicas de educação.Downloads
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Publicado
2012-09-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Regulação educativa e trabalho docente em Minas Gerais: a obrigação de resultados. (2012). Educação E Pesquisa, 38(3), 695-709. https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000300011