Marília Pinto de Carvalho: memórias e desafios da editoria de Educação e Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551002002Palabras clave:
Educação e Pesquisa, Publicações científicas, Política editorial, Avaliação por pares, História da educaçãoResumen
A entrevista, realizada no contexto das comemorações dos 50 anos da revista Educação e Pesquisa, aborda a trajetória da professora Marília Pinto de Carvalho como docente da Faculdade de Educação da USP e sua longa atuação editorial no periódico. Marília rememora os desafios enfrentados desde a transição da Revista da Faculdade de Educação para Educação e Pesquisa, destacando o rigor na avaliação por pares, a busca por reconhecimento acadêmico e a consolidação de práticas editoriais mais estruturadas. A entrevista evidencia, ainda, o papel da professora na manutenção da credibilidade da revista, a relevância da atenção ao leitor e os impactos da digitalização e do sistema SciELO Submission sobre a dinâmica editorial. O depoimento revela não apenas a história da revista, mas também reflexões sobre as transformações na publicação científica em educação no Brasil.
Descargas
Referencias
BUENO, Belmira Amélia B. Oliveira; CARVALHO, Marília Pinto de; AQUINO, Julio Groppa. Editorial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 26, n. 1, 1999.
BUENO, Belmira Amélia B. Oliveira; CARVALHO, Marília Pinto de; AQUINO, Julio Groppa. Editorial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, 2001.
CARVALHO, Marília Pinto de. Editorial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, 2006.
VIANNA, Cláudia Pereira; CARVALHO, Marília Pinto de. Editorial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 1, 2010.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Educação e Pesquisa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.