v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo

Publicado: 2023-12-22

Editorial

  • Mudanças, permanências e ponderações sobre o trabalho de editoria de um periódico

    Lúcia Helena Sasseron, Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio, Leandro R. Pinheiro, Emerson de Pietri, Rosana Passos
    e20234901001
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-970220234901001%20

Entrevista

  • Myriam Krasilchik: uma vida dedicada à Universidade de São Paulo

    Juliana de Souza Silva, Katiene Nogueira da Silva
    e202349002001
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349002001

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação em contexto de crise sanitária causada pela Covid-19

SEÇÃO TEMÁTICA: Juventudes, itinerários e reflexividades

Artigos

  • Pesquisas estado da arte em educação: características e desafios

    Márcia Aparecida Jacomini, Hericka Karla Alencar de Medeiros Wellen, Cileda dos Santos Sant’Anna Perrella, Maria Aparecida Guedes Monção
    e262052
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262052por
  • Com quantos filmes se fala da criança? A pluralidade representacional da infância no cinema

    José Douglas Alves dos Santos, Monica Fantin
    e262397
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262397por
  • Máquina de rostidades na educação básica: cartografando a literatura crítica

    Ericka Fernandes Vieira Barbosa, Andrea Cristina Versuti
    e267073
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349267073por
  • Equidade educacional e vulnerabilidade social nos territórios: os casos das redes municipais do Ceará e de Fortaleza

    Vanda Mendes Ribeiro, Paula Reis Kasmirski, Choukri Ben Ayed
    e260580
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349260580por
  • A gymnastica no Collegio de Pedro II: uma prática compartilhada pelos seus mestres

    Anna Luiza Ferreira Romão, Ana Claudia Avelar Avelar, Andrea Moreno
    e247249
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349247249
  • Se-Movimentar ginástico: um olhar fenomenológico sobre o processo de ensino e aprendizagem da ginástica

    Michele Viviene Carbinatto, Nayana Ribeiro Henrique, Tamiris Lima Patricio Patricio
    e247388
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349247388
  • Perfil socioeconômico, formativo e profissional de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFPI

    Raimunda Alves Melo, Keylla Rejane Almeida Melo, Juciane Vaz Rego
    e247481
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349247481
  • Quando a Polícia Militar vai à escola: uma avaliação de impacto do programa Escola Segura

    Cleber Lopes, Rafael Rossato
    e248317
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248317
  • Las evaluaciones educacionales estandarizadas desde la experiencia de los actores

    Johana Contreras, Álex Torres
    e248451
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248451es
  • Evasão na Universidade Estadual do Oeste do Paraná: análise através de registros administrativos

    Alessandra dos Santos, Elza Corbari, Liliam Faria Porto Borges, Paulo Roberto Azevedo
    e248553
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248553
  • Ensino confessional na escola laica? Teoria política e a ADI 4.439/2017 no Supremo Tribunal Federal

    Sebastián Rudas
    e247988
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349247988
  • Identificação de estratégias cognitivas e metacognitivas em pedagogos escolares: resultados de um programa de formação

    Henrique Costa Brojato, Evelise Maria Labatut Portilho
    e248484
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248484por
  • O dispositivo da performatividade em um programa de intervenção pedagógica para o ensino de matemática

    Ismael Santos Lira, Jonei Cerqueira Barbosa
    e248608
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248608por
  • Percepções de professores sobre clima educacional na educação infantil de São Bernardo do Campo

    Denise D’auria-Tardeli, Lucian da Silva Barros, Mônica Tessaro, Vanessa Takigami Alves
    e249251
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249251por
  • Automutilação na adolescência e vivência escolar: uma revisão integrativa da literatura

    Gianna de Lara, Eduardo Steindorf Saraiva, Danielli Cossul
    e279711
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249711por
  • Self-assessment in higher education institutions: literature analysis and research opportunities

    Francisca Goedert Heiderscheidt, Fernando Antônio Forcellini
    e248924
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248924eng%20
  • Educación en emergencias: una revisión de la literatura (1999-2020)

    Mónica Marcela Parra-Zapata, Jhony Alexander Villa-Ochoa
    e249297
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249297esp%20
  • Principais motivos de saída antecipada dos alunos durante o período de aula

    Bruno Salviano da Silva
    e249413
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249413por
  • Game Jams: novos lugares educativos?

    Lucinda Saldanha, Sofia Marques da Silva, Pedro D. Ferreira
    e249534
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249534por
  • Os exames de qualificação realizados no mestrado profissional em matemática em rede nacional

    Marlova Estela Caldatto, Carlos Alexandre Ribeiro Martins, José Carrillo Yanez
    e249650
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249650por%20
  • Construindo estratégias de resolução de problemas com crianças de 6 a 7 anos de idade

    Paulo Miranda, Ema Mamede
    e249924
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249924por
  • Metacognición en el aprendizaje de las ciencias: saber lo que no se sabe o no se comprende

    José Otero, Cleci Werner da Rosa
    e250081
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250081
  • Discriminación percibida entre profesor y educador tradicional en la educación intercultural en La Araucanía, Chile

    Katerin Arias-Ortega, Gerardo Muñoz, Segundo Quintriqueo
    e250586
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250586esp
  • La evaluación del profesorado universitario: una mirada del estudiantado

    Bilda Valentín-Martínez, Cristina Mayor-Ruiz
    e241907
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349241907esp
  • Validação de instrumento de avaliação da metodologia ativa de sala de aula invertida

    Dionara Guarda Guarda, Graciela Cabreira Gehlen, Gimene Cardozo Braga, Albimara Hey
    e248000
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248000por
  • Educação financeira à luz da BNCC: concepções de docentes do ensino profissional e tecnológico

    Richarles de Araújo Sousa, Mário Sérgio Pedroza Lobão, Renata Gomes de Abreu Freitas
    e251296
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251296eng
  • No palimpsesto da sala de aula: a legitimação de obras literárias em disputa na escola

    Patrícia Aparecida do Amparo
    e247334
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349247334eng
  • O direito de ler: o que podemos aprender com as neurociências para ampliar as políticas de infância e de literacia

    Francisco Mello Castro, Amanda Séllos Rodrigues, Flávia Lage Pessoa da Costa
    e249518
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249518eng
  • Preconcebidos sobre ciência compartilhados por estudantes de escola pública rural

    Rosielson Soares de Sousa, Wagner Rodrigues Silva, Cristiane Carvalho de Paula Brito
    e249915
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249915eng
  • A controvérsia sobre avaliações em larga escala no Brasil: continuum argumentativo

    Renato Melo Ribeiro, Sandra Zákia Sousa
    e250287
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250287por
  • A construção discursiva da realidade na Base Nacional Comum Curricular

    Danielle Pykocz, Larissa Cerignoni Benites
    e250430
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250430por
  • Una reflexión sobre la enseñanza de la literatura y una propuesta renovadora

    José María Santos Rovira
    e251005
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251005esp
  • Modelos didácticos mediados por TIC en la enseñanza universitaria: una revisión sistemática

    Isabel Jiménez Becerra, Roberto Canales Reyes, Alejandra Agudelo Marín, Lucy Deyanira Andrade Vargas
    e251276
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251276es
  • Identidad docente de profesores(as) que ejercen en escuelas diferentes: Montessori y Waldorf-Steiner

    Rosa Orellana-Fernandez, Eugenio Merellano-Navarro, Alejandro Almonacid-Fierro, Olivier Brito
    e251652
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251652esp
  • Popularização da ciência: uma revisão sistemática de literatura

    Marcia Speguen de Quadros Piccoli, Nilda Stecanela
    e253818
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349253818
  • Uso de redes sociales y prácticas de chat: sus relaciones con la comprensión de textos en estudiantes universitarios

    Julio Daniel del Cueto, Luis Ángel Roldán
    e254491
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254491esp
  • Reflexiones de la práctica educativa de maestros de matemáticas panameños en ejercicio

    Orlando García Marimón, Javier Diez-Palomar
    e256706
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256706esp
  • Silêncio docente e emancipação: entre lições indígenas, Freire e Rancière

    Vitor Fabrício Machado
    e251220
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251220
  • Filosofia trágica e pedagogia da escolha: imaginários cinematográficos sobre a afirmação da vida

    Rogério de Almeida
    e254031
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254031
  • O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas

    Iris Cristina Peláez-Sánchez, Anabel Velásquez-Durán
    e252467
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349252467eng
  • Colégio Nossa Senhora de Lourdes: histórias de sujeitos e práticas (Farroupilha/RS, 1922-1954)

    Gisele Belusso, Terciane Ângela Luchese
    e253644
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349253644por
  • Políticas de inclusão de estudantes com deficiência nos institutos federais do Rio Grande do Sul

    Suzana Trevisan, Denise Macedo Ziliotto
    e254398
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254398
  • Plano Estadual de Educação do Paraná: desmonte da coordenação federativa e fragilidade da interface socioestatal

    Elisangela Alves da Silva Scaff
    e256316
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256316port
  • The Look Act (2017) em Massachusetts: implicações para a sociedade e a formação de professores

    Simone Silveira Amorim
    e256335
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256335eng
  • Esquentando o debate: análise de temas sociocientíficos controversos selecionados por licenciandos em visitas a museus

    Martha Marandino, Eduardo Dantas Leite, Pedro Donizete Colombo Junior
    e250644
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250644
  • Pensamento crítico e criativo no ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental

    Alexandre Tolentino de Carvalho, Cleyton Hércules Gontijo, Mateus Gianni Fonseca
    e250774
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250774por
  • Culturas colaborativas e lideranças pedagógicas: constrangimentos organizacionais, culturais e horizontes de possibilidades

    Generosa Pinto Silva Vilela Pinheiro, José Matias Alves
    e250986
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250989
  • (Dis)posições para a formação docente em um curso de pedagogia: contribuições da extensão universitária

    Roberta Pereira de Paula Rodrigues, Giseli Barreto da Cruz
    e251676
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251676por
  • Abordagem histórico-dialética dos conceitos na organização do ensino da matemática

    Vanessa Dias Moretti, Luis Radford
    e252104
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349252104
  • Investigação científica em Angola: desafios e estratégias para a autonomia nacional

    Marcelino Mendes Curimenha
    e258607
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349252847
  • Uma escola exigente: estratégias de escolarização em instituições Waldorf

    Tsamiyah Levi, Ernesto Seidl
    e258607
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349258607
  • O que nudes e divulgação não autorizada de imagens íntimas têm a lembrar à escola?

    Laís Barbosa Patrocino, Paula Dias Bevilacqua
    e259986
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349259986por
  • A precarização do trabalho docente e o movimento sindical: atuação da Apeoesp no Estado de São Paulo de 2009 a 2014

    Patricia Regina Piovezan, Marcos Vinicius Francisco, Neusa Maria Dal Ri
    e251243
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251243
  • Ações do professor para a promoção do raciocínio matemático em aulas de cálculo diferencial e integral

    André Luis Trevisan, Mariana Vasconcelos Negrini, Bárbara de Falchi, Eliane Maria de Oliveira Araman
    e251659
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251659
  • Escrita a partir de fontes e suas relações com o plágio em estudantes universitários

    Isabel Festas, Ana Seixas, Armanda Matos
    e252586
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349252586por
  • Desigualdades interseccionais nos programas de pós-graduação stricto sensu em educação física

    Giannina do Espírito-Santo, Alexandre Palma, Renata Veloso Vasconcelos, Monique Ribeiro de Assis, Claudia Paulich Loterio
    e252722
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349252722por
  • Cartografias de professoras: a quarta dimensão em aula de matemática

    Michela Tuchapesk da Silva, Tássia Ferreira Tártaro
    e252809
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349252809por
  • Desempenho de estudantes de Minas Gerais no Exame Nacional do Ensino Médio considerando variáveis socioeconômicas

    Cayo César Viana de Lima, Carla Regina Guimarães Brighenti
    e253303
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349253303
  • A educação infantil em municípios com distintas capacidades orçamentárias: acesso, condições de oferta e financiamento

    Dhaiene de Jesus dos Reis Bruno, Adriana Aparecida Dragone Silveira
    e254082
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254082
  • Compreensão e aprendizagem: uma abordagem hermenêutica

    Rainri Back
    e256358
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256358
  • Compreensão, aprendizagem e linguagem: uma abordagem hermenêutica

    Rainri Back
    e260638
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349260638
  • Expressões de sofrimento psíquico de estudantes da Universidade Federal do Tocantins

    Alice Agnes Spíndola Mota, Sidiany Mendes Pimentel, Marta Romilda Spíndola Mota
    e254990
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254990
  • Metodologias ativas como instrumento de formação acadêmica e científica no ensino em ciências do movimento

    Adriene Damasceno Seabra Seabra, Victor Oliveira da Costa, Estefanny da Silva Bittencourt, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, João Bento-Torres, Natáli Valim Oliver Bento-Torres
    e255299
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349255299
  • Algumas compreensões sociofilosóficas da pedagogia freireana em periódicos ibero-americanos de educação

    Maic Brito da Silva, Jefferson da Silva Santos, Simoni Tormöhlen Gehlen
    e256304
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256304
  • O impacto das alterações do FIES na permanência no ensino superior entre 2015 e 2019

    André Viana Custódio, Juliana Toralles dos Santos Braga
    e256547
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256547
  • Desenvolvimento de competências de investigação em professores do ensino secundário no contexto dos conteúdos educativos contemporâneos

    Yerdan S. Katayev, Elena I. Burdina
    e257253
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257253en
  • Formação estatística nos programas de pós-graduação brasileiros: análise das disciplinas oferecidas

    Felipe Tumenas Marques, Francisco Louzada Neto
    e249290
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249290
  • Bullying e Transtorno do Espectro Autista (TEA): o que nos revelam as autobiografias?

    Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Carlo Schmidt
    e251469
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251469
  • Programa de Classes Descentralizadas na expansão da educação profissional pública paulista: histórico e desdobramentos

    Sueli Soares dos Santos Batista, Daniel Capella Pereira
    e261780
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349261780
  • A realidade aumentada como interface de integração com o livro didático

    João Ferreira Sobrinho Junior, Nyuara Araújo da Silva Mesquita
    e257018
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257018
  • Do mercado do sucesso ao sucesso de um mercado: soluções educacionais, avaliação e inclusão escolar

    Marília Segabinazzi Reinig, Geovana Mendonça Lunardi-Mendes
    e257405
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257405
  • Percepções sobre imagem corporal na formação superior: com a palavra, graduandos de educação física

    Vitor Alexandre Rabelo de Almeida, Clara Mockdece Neves, Marcela Rodrigues de Castro, Ravine Carvalho Pessanha Coelho da Silva, Augusta Karla Silva Quintanilha, Marcela da Silva Vieira Dantas, Fabiane Frota da Rocha Morgado
    e259505
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349259505
  • Saber e ensinar frações: concepções e práticas de professores do ensino fundamental

    Paula Cardoso, Ema Mamede
    e261007
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349261007
  • Experiência de si de crianças com deficiência: da vida precária à coragem da existência

    Fabíola Fernanda do Patrocínio Alves, André Márcio Picanço Favacho
    e255083
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349255083por
  • Práticas pedagógicas interculturais sobre a temática indígena em uma escola do Distrito Federal

    Alessandro Roberto de Oliveira, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de Almeida
    e258073
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349258073
  • Educação física no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos: (im) possibilidades pedagógicas sobre o corpo

    Clarissa Gimenes Balaguer, Alan Camargo Silva, Gustavo da Motta Silva, Sílvia Maria Agatti Lüdorf
    e254083
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254083
  • Intervenção em raciocínio quantitativo como possibilidade para o desenvolvimento do conhecimento aritmético

    Camila Peres Nogues, Akira Borba Colen França, Beatriz Vargas Dorneles
    e254184
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254184por
  • Ações afirmativas: um estudo do diferencial de desempenho acadêmico entre estudantes cotistas e não cotistas da UFV-CRP

    Kerly Cristina de Oliveira Galvão, Rosiane Maria Lima Gonçalves, Fábio André Teixeira, Lays Matias Mazoti Corrêa
    e257324
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257324
  • El sueño de la crítica produce monstruos: Educación en disputa, entre libertad y barbarie

    Maurício Brugnaro Júnior
    e254149
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254149esp
  • Perspectiva de género en actitudes hacia la probabilidad y su enseñanza en futuro profesorado chileno

    Felipe Ruz, Ainhoa Berciano Alcaraz, Francisco Martínez-Ortiz, José M. Contreras García
    e254527
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254527es
  • Os bebês na sala do berçário: diferentes trajetórias no espaço

    Virgínia Souza Oliveira, Rafaela Ferreira Marques Marques, Vanessa Ferraz Almeida Neves
    e255022
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349255022por
  • Abordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébrico

    Carola Manolino, Belén Giacomone, Pablo Beltrán-Pellicer
    e256699
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256699eng
  • A influência do capacitismo no Decreto n° 10.502/2020 e no texto da PNEE 2020

    Bianca dos Santos Soares, Iara Pereira Ribeiro
    e257304
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257304por
  • O jogo teatral e a construção do conhecimento simbólico: do jogar à experiência significativa

    Mariana Tagliari, Robson Corrêa de Camargo
    e259025
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349259025
  • A avaliação da leitura no Brasil entre os anos 2014-2020: instrumentos e habilidades

    Margarete Gonçalves Macedo de Carvalho, Ana Cláudia de Souza
    e259865
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349259865
  • Hoje tem galinhada: o papel das merendeiras na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada

    Mariana Belloni Melgaço, Luanna Ferreira da Silva, Rodrigo Matos-de-Souza
    e260167
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349260167
  • New public management’ y cambio organizacional en la gestión de las universidades estatales chilenas: un estudio de caso

    Julio Labraña, María Francisca Puyol Puyol, Andrés Bernasconi, Aníbal Barba Varela
    e260341
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349260341
  • Uma herança a ser lida: reflexões educacionais a partir de Hannah Arendt e Paul Ricoeur

    Vanessa Sievers de Almeida
    e264315
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349264315
  • O aluno que desconcerta: autistas no ensino regular

    Silvia Szterling Munimos
    e257162
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257162
  • Teorías subjetivas de profesores universitarios sobre el rol docente

    Gloria Gutiérrez Villa, María Isabel La Rosa Cormack
    e257985
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257985
  • A participação de mães surdas na vida escolar dos filhos ouvintes

    Susana Barbosa, Mónica Silveira-Maia, Manuela Sanches-Ferreira, Miguel Santos, Sílvia Alves
    e258881
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349258881por
  • Orientadores no Instagram: crise acadêmica e uberização da práxis do pesquisador

    Diego de Oliveira Souza
    e261414
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349261414
  • Os cursos de Licenciatura em Educação Básica em Portugal: uma análise comparativa

    Bianor Valente, Mariana Feio, Teresa Leite
    e261454
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349261454

Errata

Colaboradores

  • Relação de pareceristas ad hoc (2022-2023)

    Educação e Pesquisa
    e2023490300300
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022023490300300