Marília Pinto de Carvalho: memórias e desafios da editoria de Educação e Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551002002Palavras-chave:
Educação e Pesquisa, Publicações científicas, Política editorial, Avaliação por pares, História da educaçãoResumo
A entrevista, realizada no contexto das comemorações dos 50 anos da revista Educação e Pesquisa, aborda a trajetória da professora Marília Pinto de Carvalho como docente da Faculdade de Educação da USP e sua longa atuação editorial no periódico. Marília rememora os desafios enfrentados desde a transição da Revista da Faculdade de Educação para Educação e Pesquisa, destacando o rigor na avaliação por pares, a busca por reconhecimento acadêmico e a consolidação de práticas editoriais mais estruturadas. A entrevista evidencia, ainda, o papel da professora na manutenção da credibilidade da revista, a relevância da atenção ao leitor e os impactos da digitalização e do sistema SciELO Submission sobre a dinâmica editorial. O depoimento revela não apenas a história da revista, mas também reflexões sobre as transformações na publicação científica em educação no Brasil.
Downloads
Referências
BUENO, Belmira Amélia B. Oliveira; CARVALHO, Marília Pinto de; AQUINO, Julio Groppa. Editorial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 26, n. 1, 1999.
BUENO, Belmira Amélia B. Oliveira; CARVALHO, Marília Pinto de; AQUINO, Julio Groppa. Editorial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, 2001.
CARVALHO, Marília Pinto de. Editorial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, 2006.
VIANNA, Cláudia Pereira; CARVALHO, Marília Pinto de. Editorial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 1, 2010.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.