Trabalho e mobilidade geográfica: as contradições dos debates sobre a questão migratória na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v4i4p25-43Palavras-chave:
Migração, Mobilidade, TrabalhoResumo
No presente artigo, pretendo evidenciar a existência de uma relação matricial entre a ideologia ocidentalista, as políticas restritivas de controle dos fluxos migratórios para os grandes centros globais e a consequente marginalização dessas comunidades. Para tanto, elucidarei as teses dos autores Thomas Malthus, Ernest G. Ravenstein e Max Sorre, com as quais procurarei traçar um panorama sobre o ideário que fundamentou ou reafirmou o discurso presente na concepção liberal sobre a mobilidade do trabalho. Partindo de um viés estruturalistae da caracterização da mobilidade geográfica como um processo decorrente das contradições sistêmicas — das quais se originam a desestabilização social, o desemprego em massa e a pauperização de grande parcela da população mundial —, proponho discutir a respeito da articulação entre os movimentos migratórios e as estruturas mercadológicas.Downloads
Referências
GAUDEMAR, Jean-Paul de. O conceito marxista de mobilidade do trabalho. In: Mobilidade do trabalho e acumulação do capital. Lisboa: Estampa, 1977.
HEIDEMANN, Heinz Dieter. Os migrantes e a crise da sociedade do trabalho: humilhação secundária, resistência e emancipação. In: Serviço Pastoral dos Migrantes. Migrações: discriminações e alternativas. São Paulo: Paulinas/SPM, 2004.
MALTHUS, Thomas. Ensaio sobre a População. In: Thomas Robert Malthus. Os economistas. São Paulo: Nova Cultural Ltda, 1996.
MARTIN, Michelle. Cologne attacks show Germany unprepared for migration challenge. Reuters. Cologne, 28 Jan. 2016. Disponível em: <http://www.reuters.com/article/us-europe-migrants- germany-challenges-in-idUSKCN0V6173>. Acesso em: 8 Fev. 2016.
MARX, Karl. Compra e venda da força de trabalho. In: O Capital: Crítica da economia política, v. 1, tomo 1. Os economistas. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
______. Capital Monetário e Capital Real - III. In:______, v. 3, tomo 2. Os economistas. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
RAVENSTEIN, Ernest. Georg. As leis da migração. In: Moura, H. (Org.). Migração interna: textos selecionados, tomo I. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 1980.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2014.
SORRE, M. Migrações e mobilidade do ecúmeno. In: Megale, J. F. Max. Sorre: Geografia. São Paulo: Ática, 1984, pp. 124-138.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.