Educação, cidadania e participação político-cidadã no Regime Civil-Militar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v5i5p27-43Palavras-chave:
Políticas educacionais, Regime civil-militar, EducaçãoResumo
Neste trabalho objetivamos apresentar as concepções de cidadania, de educação e de participação político-cidadã do Regime Civil-Militar instaurado no Brasil entre os anos de 1964 a 1985 através dos ideais inseridos pelos militares no país ao longo dos anos, procurando compreender a conjuntura política nacional e as possíveis interferências ideológicas na educação. Através da metodologia qualitativa de análise documental, pontuaremos alguns aspectos da educação nacional através do discurso do primeiro presidente do Regime civil-militar Humberto de Alencar Castelo Branco e também, as iniciativas políticas educacionais para identificar o intuito do Estado brasileiro que embasavam o controle sobre a população por meio do ideário conservador da “segurança nacional”. pretendemos discutir a construção da cidadania brasileira através dos ideais inseridos pelos militares no Brasil ao longo dos anos, procurando compreender a conjuntura política nacional e as possíveis interferências no campo educacional.Downloads
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FONTE:
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