Aspectos da Representação Feminina na História da Arte
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v5i5p11-26Palavras-chave:
dominação, relações de gênero, História da Arte, pinturaResumo
Nossa proposta é tratar sobre alguns temas que abordam questões de gênero a partir de uma óptica voltada aos modos de atuação da mulher na História da Arte. Nesse contexto, a dominação sobre uma minoria aparece de forma atípica: aqui, a figura feminina, subjugada, é exaltada por seu dominador; ela é insumo e parte fundamental para a consolidação de vertentes artísticas diversas, mas a sua atuação é predominantemente passiva. Seguindo por esse caminho, observaremos algumas ideias propostas pelo crítico de Arte John Berger, nas quais o autor versa sobre a existência de uma distinção na presença social e comportamental entre homens e mulheres. Essa distinção, construída socialmente durante eras, se configura com o respaldo na ideia de que as mulheres devem ser submetidas à tutela do homem e que essa deve ser a parte essencial do universo feminino. Como uma reprodução desse pensamento, a mulher, tema principal da pintura a óleo europeia, é retratada como um reflexo das supostas relações de supremacia entre os sexos: ela posa para o homem observador como se estivesse pronta para estar sob sua tutela, exaltando a sexualidade masculina e camuflando a sua para melhor servi-lo. Interessa-nos também apresentar, brevemente, intervenções das Guerrilla Girls e da atuação das sufragistas por trás de “Elementos de Beleza”; dois grupos formados por mulheres que, apesar de atuarem em épocas e de formas distintas, exemplificam a mobilização feminina gerada como uma forma de reação ao establishment artístico abordado por Berger.
Downloads
Referências
BERGER, J. Modos de ver. Trad. L. Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
ZACAGNINI, Carla. Elements of beauty. Catálogo de exposição, 2012.
DUBY, George. Imagens da Mulher. In: DUBY, George; PERROT, Michelle
(Orgs.). Imagens da mulher. Lisboa: Afrontamento, 1992. p.8-33.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.