A presença dos clássicos na arte escultórica de João Turin e a identidade paranaense

Autores

  • Barbara Fonseca Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v9i1p268-288

Palavras-chave:

João Turin, Movimento Paranista, Paranismo, Usos do passado

Resumo

A partir das ideias do historiador britânico Martin Bernal, entendemos a presença do passado antigo nas políticas da modernidade e percebemos que esse é moldado conforme o seu momento histórico. Assim, notando a presença de elementos greco-romanos no Movimento Paranista, nos questionamos de que maneira a cultura clássica influenciou e foi usada na construção da identidade paranaense do início do século XX. Para tanto, analisamos a revista Illustração Paranaense, principal meio de comunicação entre a elite curitibana e destacamos João Turin como um dos principais artista do movimento, autor de obras em que se combinam os elementos paranaenses e greco-romanos. Dessa forma, no presente artigo, focamos na obra Columna Paranaense, criada por Turin, a fim de responder em que medida o uso da arte greco-romana em território paranaense serviu para exaltar o novo comportamento e a identidade paranista.

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Biografia do Autor

  • Barbara Fonseca, Universidade Federal do Paraná

    Graduada em História pela Universidade Federal do Paraná em 2019. Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFPR e bolsista da CAPES.

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Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fonseca, B. (2020). A presença dos clássicos na arte escultórica de João Turin e a identidade paranaense. Epígrafe, 9(1), 268-288. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v9i1p268-288