A mulher na Inglaterra dos séculos XII a XIV
Uma análise do poema ABC a Femmes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v7i7p37-54Palavras-chave:
História das Mulheres, História Social, Idade Média, MS Harley 2253, InglaterraResumo
A História das mulheres é frequentemente diminuída pelos historiadores, seja por compreendê-la como insignificante ou por fazê-la a partir de uma perspectiva única das relações de poder entre os homens e mulheres; além disso, quando estudada, a História das mulheres costuma ser generalizada, negligenciando suas especificidades e ignorando sua relevãncia para a melhor compreensão do arranjo político e social do período em questão. O presente artigo visa contextualizar e compreender os papéis da mulher na sociedade Inglesa entre os séculos XII à XIV, aplicando a hermenêutica ao poema ABC a Femmes, contido em um manuscrito de grande importância para o período, o MS Harley 2253. Busca-se a partir da fonte compreender o que era esperado dessas mulheres, o que lhes era cobrado e seu nível de autonomia na sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Ensaio) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.