Nordeste: escrevendo uma História Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v8i8p86-109Palavras-chave:
História, História Ambiental, Nordeste, TeoriaResumo
Este artigo identifica e localiza o Nordeste brasileiro no campo da História Ambiental em uma perspectiva temporal a partir do paradigma dos historiadores e de seus trabalhos publicados. Utilizamos, em nossa pesquisa, livros, teses, dissertações, monografias e artigos, para auxiliar este balanço e na identificação de possíveis temáticas para a História Ambiental no Nordeste. Essas produções, em sua maioria, foram resultadas das recentes mudanças sociais e das medidas governamentais, que promoveram entre os historiadores novos olhares epistemológicos para o verde (PONTING, 1995) e para a paisagem (SCHAMA, 1996). Nesse sentido, observamos que desde a publicação dos primeiros trabalhos de História Ambiental no Brasil – já na década de 1980, há estudos que se enquadram – suas temáticas e potenciais objetos de estudos estão concentrados no eixo Sul-Sudeste do país, devido ao apoio econômico às pesquisas e à solidez da questão ambiental nessas regiões. Todavia, o Nordeste possui características que o distinguem do restante do território nacional – a exemplo de seu clima, vegetação, fauna etc. Essa região, portanto, se mostra com novos desafios teóricos, necessidades e possibilidades de diálogo intelectual – que vagarosamente estão sendo abertos nos últimos anos.
Downloads
Referências
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2020 Epígrafe

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Epígrafe não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.