A dualidade da representação de Ramsés II e dos hititas na Estela de Casamento
A relação do Egito com o reino de Hatti no século XIII a.C.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v7i7p161-186Resumo
Durante o período inicial da 19ª Dinastia egípcia, a relação dos faraós com o reino de Hatti era conflituosa, resultando em diversos conflitos militares pelo controle da região da Síria-Palestina. Após a Batalha de Kadesh e o Tratado Eterno, os dois reinos firmaram uma relação de paz, consolidada posteriormente com um casamento entre Ramsés II e uma princesa hitita. A estela conhecida como a “Estela de Casamento”, encontrada em Abu Simbel, nos permite uma análise deste evento e sobre como a representação faraônica nela procura manter a visão cultural de supremacia egípcia em relação ao exterior. Ao mesmo tempo, ela busca conciliá-la com o acordo igualitário realizado com o rei hitita Hattusili III.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2016/22412-7