A multiplicidade da classe trabalhadora na práxis marxiana e sua atualidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i1p590-599Palavras-chave:
História Social do Trabalho, Marx, Classe trabalhadora, AtualidadeResumo
A classe trabalhadora: de Marx ao nosso tempo é um livro do historiador social do Trabalho Marcelo Badaró Mattos, publicado em 2019, que busca realizar uma análise e reflexão a partir das obras de Karl Marx e suas concepções acerca da classe trabalhadora. Ainda, traz para a análise o debate entre várias vertentes da historiografia mundial e brasileira sobre o que seria essa classe trabalhadora e como ela se coloca na atualidade. Além do debate histórico e social sobre o tema, o autor também propõe uma análise quantitativa, a partir de dados estatísticos, pesquisas empíricas, entre outros, sobre as mudanças do mundo do trabalho (dos trabalhadores, da renda, da união de classe etc.) ocorridas nas últimas décadas. Dito isso, essa resenha se propõe a esquematizar minimamente o conceito de Marx e Engels de classe trabalhadora, a partir do livro de Mattos, e pensá-lo enquanto categoria teórica e prática, bem como sua atualidade.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre (coord.). A miséria do mundo. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2008.
LÖWY, Michael. A teoria da revolução no jovem Marx. Petrópolis: Vozes, 2002.
MARX, Karl. O Capital, vol. 1. São Paulo: Boitempo, 2011.
________. Os despossuídos: debates sobre a lei referente ao furto de madeira. São Paulo: Boitempo, 2017.
________. As lutas de classes na França de 1848 a 1850. São Paulo: Boitempo, 2012.
________. O 18 brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.
________. A guerra civil na França. São Paulo: Boitempo, 2011.
OLSON, Mancur. A lógica da ação coletiva: os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais. São Paulo: Edusp, 2015.
WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. São Paulo/Brasília: Imprensa Oficial/Editora UnB, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Clara Lima de Menezes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.