Catarina de Médici(1519-1589): Imagens de gênero e poder
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i1p111-131Palavras-chave:
Catarina de Médici, História das mulheres, Maternidade política, História da França, RepresentaçãoResumo
Este artigo é produto de pesquisa individual de conclusão de curso de graduação em História, intitulada Catarina de Médici (1519-1589): imagens de gênero e poder, orientada pela Professora Doutora Ana Paula Vosne Martins (UFPR). O projeto objetiva compreender as articulações entre gênero e poder na França Renascentista a partir da trajetória biográfica e política da rainha-mãe Catarina de Médici, esposa de Henrique II e regente de seu filho, o rei Carlos IX (1560-1574). Pretende-se analisar as particularidades do exercício do poder e da influência exercida por Catarina no contexto político das guerras de religião na França, primeiro como esposa, mas especialmente como viúva e mãe de três monarcas. Defendemos a hipótese de que Catarina soube manejar o papel tradicional esperado de uma rainha mãe em favor de seus filhos, da dinastia dos Valois-Angoulême e da monarquia francesa, exercendo o que chamamos de maternidade política. Para desenvolver esta problemática recorremos às fontes literárias, imagéticas e epistolares.
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Referências
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Imagens
Imagem 1: Victoria and Albert Museum, Londres, Reino Unido. Catarina de Médici, retrato pintado por François Clouet, em 1580.
Imagem 2: Museu Cantonal de Belas Artes de Lausanne, Suíça. Noite de São Bartolomeu, tela pintada por François Dubois, em 1572.
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