Sob outra perspectiva: a história oral nas obras de Svetlana Aleksiévitch
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i2p38-59Palavras-chave:
História oral, Memória, Svetlana Aleksiévitch, União SoviéticaResumo
O presente trabalho faz uma reflexão crítica acerca da história oral como empregada nas obras da escritora bielo-russa Svetlana Aleksiévitch. Svetlana encontrou na simplicidade da vida cotidiana as suas fontes para descrever os principais acontecimentos que abalaram não apenas o Estado soviético e a ideologia comunista, mas também a vida de seus cidadãos. A Segunda Guerra Mundial, o acidente na central nuclear de Chernobyl e a Perestroika são alguns desses acontecimentos. Ao se fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema foi percebido que até o momento muito de seu trabalho tem sido interpretado em diálogo com a literatura e em menor medida com o jornalismo, a questão de suas obras serem um trabalho de história oral é sempre mencionada, entretanto nunca aprofundada. O que desejo é estabelecer uma conexão mais íntima entre suas obras e a história demonstrando que apesar de ser comum no meio editorial a publicação de suas obras usando a designação “história oral” não podemos considerar que o seu trabalho de fato utilize essa metodologia. Para isso, darei ênfase a três de suas obras: A Guerra não tem rosto de mulher, Vozes de Tchernóbil e O fim do Homem Soviético conjuntamente com a bibliografia especializada.
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Referências
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