Entre a redação e o set de filmagem: a circulação do pensamento feminista na ditadura civil-militar

Autores

  • Nayla Tavares Guerra Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i1p78-110

Palavras-chave:

Curta-metragem, Ditadura civil-militar, Feminismo, História do cinema brasileiro, Imprensa alternativa

Resumo

O presente artigo parte do recorte da ditadura civil militar para investigar a circulação do pensamento feminista em dois meios de comunicação: os curta-metragens feitos por diretoras brasileiras e dois jornais pertencentes à imprensa alternativa feminista: Nós Mulheres (1976 a 1978) e Mulherio (1981 a 1987). Essa análise é calcada na investigação de bibliografias ligadas aos estudos de gênero, ao cinema e à imprensa alternativa. Além disso, o olhar para os jornais revelou-se como bastante frutífero para a investigação das lacunas deixadas pela historiografia, como as relações entre os filmes e pautas do movimento feminista de segunda onda. Desse modo, trataremos, em primeiro lugar, das produções cinematográficas e jornalísticas estudadas e das questões implicadas em seu resgate. Em seguida, apresentamos a análise do curta Mulheres da Boca (Inês Castilho, Cida Aidar, 1981), produzido por uma equipe que também escrevia para os jornais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Periódicos

NÓS MULHERES, ano 1 a 3, n. 2 a 8, set./out. 1976 a jun./jul. 1978. Disponível em <https://www.fcc.org.br/conteudosespeciais/nosmulheres/>. Acesso em: 7 fev. 2020.

MULHERIO, ano 1 a 16 - mar./abr. 1981 a mai./jun. 1984. Disponível em <https://www.fcc.org.br/conteudosespeciais/mulherio/capas2.html> Acesso em: 7 fev. 2020.

Referências bibliográficas

BRASIL, Comissão Nacional da Verdade. Texto 7 - Ditadura e homossexualidades. In: Relatório: textos temáticos / Comissão Nacional da Verdade. Brasília: CNV, 2014.

CASTILHO, Inês. Mulheres do Cinema Brasileiro. Disponível em: <https://www.mulheresdocinemabrasileiro.com.br/site/entrevistas_depoimentos/visualiza/213/Ines-Castilho> Acesso em: 15 jul. 2019.

CAVALCANTE, Alcilene. Cineastas brasileiras (feministas) durante a ditadura civil-militar. In: HOLANDA, Karla; TEDESCO, Marina Cavalcanti (Orgs.). Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro. Campinas: Papirus, 2017, p. 59-76.

COSTA, Ana Alice Alcântara. O feminismo brasileiro em tempos de ditadura. In: PEDRO, Joana Maria; WOLFF, Cristina Scheibe (Orgs.). Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul. Santa Catarina: Editora Mulheres, 2010.

DEBS, Vânia Fernandes. Curta-Metragem: Trajetória dos anos 80. Tese (Doutorado em Cinema) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.

FREITAS, Viviane Gonçalves. O jornal Mulherio e sua agenda feminista: primeiras reflexões à luz da teoria política feminista. História, histórias, Brasília, v. 2, n. 4, 2014.

HOLANDA, Karla. Cinema brasileiro (moderno) de autoria feminina. In: ______; TEDESCO, Marina Cavalcanti (Orgs.). Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro. Campinas: Papirus, 2017, p. 43-58.

LEITE, Rosalina da Santa Cruz. Brasil Mulher e Nós Mulheres: origens da imprensa feminista brasileira. Revista Estudos Feministas, v. 11, n. 1, jan./jun. 2003, p. 234 - 241.

MELO, Izabel de Fátima Cruz. Cinema, circuitos culturais e espaços formativos: novas sociabilidades e ambiência na Bahia (1968-1978). Tese (Doutorado em Ciências) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

MULVEY, Laura. Visual pleasure and narrative cinema. In: PENLEY, Constance (Org.). Feminism and film theory. Nova York: Routledge, 1988, p.57-68.

PADOVAN, Carlos José. Audácia e diversidade: curta-metragem e o Prêmio Estímulo (1968-84). Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

SILVA, Denise Tavares da. Vida longa ao curta. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

SILVA, Francine Nunes da. Práticas do dizer, práticas do fazer: cineclubismo, imagens e política. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

TAMIÃO, Juliana Segato. Escritas feministas: os jornais Brasil Mulher, Nós Mulheres e Mulherio (1975-1988). Dissertação (Mestrado em História Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

TELES, Maria Amélia de Almeida. Uma breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1993.

VEIGA, Ana Maria. Cineastas brasileiras em tempos de ditadura: Cruzamento, fugas, especificidades. Tese (Doutorado em História) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

Referências audiovisuais

A entrevista. Direção: Helena Solberg. Produção: Helena Solberg e Mair Tavares. Rio de Janeiro: CAIC - Comissão de Ajuda à Indústria Cinematográfica, 1966. 20 min., son., BP, 16 mm.

BALZAQUIANAS. Direção: Eliane Bandeira e Marília de Andrade. Produção: Rogério Corrêa. São Paulo: NAU - Nacional Artistas Unidos; Secretaria Estadual de Cultura - Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas - Comissão de Cultura, 1981. 20 min., son., COR, 16 mm.

CRECHE - lar. Direção: Maria Luíza Aboim. Produção: Flávia Behmer. Rio de Janeiro: Corcina - Cooperativa dos Realizadores Cinematográficos Autônomos Ltda, 1979. 9 min., son., COR, 16 mm.

MULHERES da boca. Direção: Cida Ainda e Inês Castilho. Produção: Wagner Carvalho e Sara Feldman. São Paulo: Tatu Filmes; Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A., 1981. 21 min., son., COR, 16 mm.

SÓ o amor não basta. Direção: Dilma Lóes. Produção: Dilma Lóes, M. Santana e Lydia Mattos. Rio de Janeiro: Dilma Lóes e Afko Produções Cinematográfica, 1977. Son., COR, 16 mm.

THE emerging woman. Direção: Helena Solberg. Nova Iorque: International Cinema, 1974. 40min., son., BP, 16mm.

Imagens

Imagem 1: Autoria própria. Gráfico “número de filmes realizados por número de diretoras”, 2020.

Imagem 2: MULHERIO. Charge “Ciça” publicada no jornal Mulherio, ano 1, n. 0, mar./abr. 1981, p. 4.

Imagem 3: MULHERIO. Crítica do filme Mulheres da boca publicada no jornal Mulherio, ano 2, n. 7, mai./jun. 1982, p. 20.

Imagem 4: NÓS MULHERES. Publicação sobre prostituição no jornal Nós Mulheres, ano 3, n. 8, jun./jul. 1978, p. 1.

Imagens 5 a 13: Fotogramas do filme Mulheres da Boca (Inês Castilho, Cida Aidar, 1981).

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Guerra, N. T. (2021). Entre a redação e o set de filmagem: a circulação do pensamento feminista na ditadura civil-militar. Epígrafe, 10(1), 78-110. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i1p78-110