O fazer História pela memória na Península Ibérica dos séculos V e VI
PINHEIRO-JONES, Rossana. Escrever história e cultivar a memória cristã: sobre a cristianização da Península Ibérica nos séculos V e VI. 1ª Curitiba. Editora Appris, 2019. 281p.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i1p569-582Palavras-chave:
Península Ibérica, Cristianismo, História medieval, MemóriaResumo
A resenha trata sobre o fazer História, baseando-se na obra Escrever história e cultivar a memória cristã: sobre a cristianização da Península Ibérica nos séculos V e VI, em que Rossana Pinheiro-Jones trata de duas questões fundamentais para todo historiador e, por conseguinte, para toda historiografia: a escrita e a memória.
Downloads
Referências
BLOCKMANS, Wim; HOPPENBROUWERS, Peter. Introdução à Europa Medieval. Rio de Janeiro: Forense, 2012.
BROWN, Peter. A ascensão do Cristianismo no Ocidente. Lisboa: Editorial Presença, 1999.
CALAZANS, Jaqueline de. As Dissidências cristãs e os campos político e religioso: um estudo comparativo do combate ao priscilianismo na Península Ibérica nos séculos IV e VI. 2014. 185f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em História Comparada - Instituto de História - Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro.
FENTRESS, James; WICKHAM, Chris. A memória social. Lisboa: Teorema, 1992.
GOMES, Francisco José Silva. A Cristandade medieval entre o mito e a utopia. Topoi, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 221, Dec. 2002. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2237-101X003005009.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Rio de Janeiro: Vértice, 1990.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.
MARKUS, Robert A. “Conversão e Incerteza”. In: O fim do cristianismo antigo. São Paulo: Paulus, 1997. Tradução: João Rezende Costa, Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/hist_discip_grad/fim_do_cristianismo_antigo_markus.pdf.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, 10, pp. 7-28, dez. 1993.
SOUTO, Leandro Nazareth. Aspectos escatológicos no pensamento de Orígenes de Alexandria. 79f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia.
WOOLF, Virginia. Orlando: uma biografia. Trad. Jorio Dauster. São Paulo: Penguin Classics. Companhia das Letras, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Julio Cesar Aquino Teles Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.