A Importância da Indumentária nas Pinturas de Castas: Um Estudo do Quadro "Castas" de Luis de Mena
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i1p484-504Palavras-chave:
Indumentária, Pintura de Castas, Quadro, Sociedade de CastasResumo
As pinturas de castas são produto da Sociedade de Castas, uma política colonial
que visava a hierarquização e estratificação da sociedade, baseada na diferenciação
racial. A indumentária presente nesses quadros são reflexos dos códigos vestuários,
cunhados pelas leis coloniais, que auxiliavam na percepção da identidade e dos
mecanismos de diferenciação entre os indivíduos. Nesse sentido, simbolizam uma
manifestação identitária e refletem o imaginário social da Nova Espanha. O presente
artigo propõe uma reflexão sobre a importância das vestimentas para o estudo das
pinturas de castas e do universo colonial, utilizando as perspectivas da História Cultural
para a compreensão das formas simbólicas e dos discursos presentes nas obras de arte.
Tais perspectivas são base para a análise do quadro Castas (1750) de Luis de Mena.
Downloads
Referências
Fonte
MENA, Luis. “Castas” 1750, óleo sobre tela. 119 x 103 cm. Collection of the Museo de America, Madrid. (inventory number 00026)
Artigos e livros
Boyer, Richard. “Negotiating Calidad: The Everyday Struggle for Status in Mexico.” Historical Archaeology, vol. 31, no. 1, 1997, pp. 64–73. Disponível em: www.jstor.org/stable/25616518. Acesso em: 07 ago 2020
CARRERA, Magali Marie. Imagining identity in New Spain: race, lineage, and the colonial body in portraiture and casta paintings. Austin, TX: University of Texas Press, 2003. 188 p., il. (Joe R. and Teresa Lozano Long series in Latin American and Latino art and culture). ISBN 9780292712454 (enc.).
CLINE, Sarah. Guadalupe and the Castas: The Power of a Singular Colonial Mexican Painting. Mexican Studies, Santa Barbara, v. 31, n. 2, p.218-247, jun. 2015. Disponível em: <http://www.history.ucsb.edu/wp-content/uploads/Guadalupe-and-the-Castas.pdf>. Acesso em: 06 ago 2020
EBERT, Anne. La representación de las américas coloniales en los cuadros de castas. Scientia: Revista do Centro de Pesquisa da Universidade Ricardo Palma. n. 10, v. 10, 2008, pp.139-152. Disponivel em: https://www.academia.edu/32298503/_La_representaci%C3%B3n_de_las_Am%C3%A9ricas_coloniales_en_los_cuadros_de_castas_._Scientia_Revista_del_Centro_de_Investigaciones_de_la_Universidad_Ricardo_Palma_10_2008_139-152. Acesso em: 06 ago. 2020
ESTRADA DE GERLERO, Elena Isabel. Las pinturas de castas, imágenes de una sociedad variopinta. In: México en el mundo de las colecciones de arte, Volume 4. México: Nueva España, 1994. p. 79-114.
_________. The Representation of ‘Heathen Indians’ in Mexican Casta Painting. In: KATZEW, Ilona (org.). New World Orders: casta painting and colonial latin america. Newyork: Americas Society Art Gallery, 1996. p. 42-57.
FLORESCANO, Enrique. Memória mexicana. Coautoria de Raul Velazquez. 2. ed. México, DF: Fondo de Cult. Económica, c1994. 604p., il. (Sección de obras de historia). ISBN 9681639995 (enc.).
GRUZINSKI, Serge. O Pensamento Mestiço. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2001, c1999. 398 p., il. ISBN 8535901922 (broch.).
KATZEW, Ilona. La pintura de castas: representaciones raciales en el México del siglo
XVIII. Madrid: Turner, 2004. 329 p., il. ISBN 9788475066387 (broch.)
MIRA, Letizia Arbeteta. Precisiones Iconográficas sobre Algunas Pinturas de la colección del Museo de América, basadas en el estudio de la joyería representada. Anales del Museo de América, n. 15, 2007, pp 141-171. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2572556>. Acesso em: 29 jul 2020
MORENO NAVARRO, Isidoro. Un aspecto del mestizaje americano: El problema de la terminología. Revista Española de Antropología Americana, vol IV, 1969, pp 201-217. Disponivel em: <https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/41980/26695-26714-1-PB.pdf?sequence=1>. Acesso em: 17 mar 2020
OLIVEIRA, Juliana Proenço de. Colonialismos e discursos raciais: as castas de Luis de Mena e o Criollismo no México do Século XVIII. Ícone: revista brasileira de história da arte, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 3, p.8-25, 2018. Semestral. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/icone/article/view/85529/51053>. Acesso em: 12 jan. 2020.
OLSON, Christa. “Casta Painting and the Rhetorical Body.” In: Rhetoric Society Quarterly, vol. 39, no. 4, 2009, pp. 307–330. Disponível em:. Acesso em 27 jan. 2020.
ORTIZ, Lorenzo Silva. Castas y posición social: un cuadro de mestizaje como reflejo del poder en la sociedad novohispana del siglo XVIII. Faces de Clio: Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História – UFJF, Juiz de Fora, v. 8, n. 4, p.214-226, Jul-Dez 2018. Semestral. Disponível em: <http://www.ufjf.br/facesdeclio/files/2014/09/8_L4_Lorenzo-Silva-Ortiz-Artigo-Livre_214_226.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2020.
SÁNCHEZ, Victória Luján. Representaciones del vestir en la pintura de castas: el indumento como indicador en el marco de un modelo social estamentario. In: IBARRA,A; CASETTA, G. (ed.). Representación en Ciencia y Arte. Vol 4, Editora Brujas, 2013. p. 573-584.
SCHWARTZ, Stuart B.. Colonial identities and the sociedad de castas. Colonial Latin American Review, [s.l.], v. 4, n. 1, p.185-201, jan. 1995. http://dx.doi.org/10.1080/10609169508569846.
SCOTT, Nina M.. Measuring Ingredients: Food and Domesticity in Mexican Casta Paintings. Gastronomica, [s.l.], v. 5, n. 1, p.70-79, fev. 2005. University of California Press. http://dx.doi.org/10.1525/gfc.2005.5.1.70.
VOSS, Barbara L.. Fashioning the colonial subject: clothing. In: _______. The Archaeology of Ethnogenesis: Race and Sexuality in Colonial San Francisco Stanford: Stanford University, 2015. p. 253-261.
YTURBIDE, Teresa Castelló; GAGE, Thomas. La indumentaria de las castas del mestizaje. Artes de México, Nueva Epoca, n. 8, 1990, pp. 72-78. Disponivel em: https://www.jstor.org/stable/pdf/24326832.pdf?refreqid=excelsior%3A8ef47e7fb6c9a87fe1999a7917b22e6e. Acesso em: 06 ago 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Giovanna de Assis Bareli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.