Dostoiévski na Crise dos Naturalismos: uma análise crítica de O Duplo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v11i1p246-258Palavras-chave:
Crise dos naturalismos, Dostoiévski, Fin-de-siècle, O Duplo, Século XIXResumo
Uma obra, seja ela de que espécie ou ramo artístico for, é sempre reflexo das representações, inquietações e movimentações pelas quais seu autor se depara em vida. Pode-se dizer, portanto, que uma obra é a concretização da percepção de seu autor sobre as próprias temporalidades, espacialidades e realidades em que está inserido. Sendo assim, é através de uma análise crítica da obra O Duplo, de Fiódor Dostoiévski, que o presente ensaio busca pensar problemáticas próprias do fin-de-siècle europeu (final do século XIX e início do XX) – como a chamada crise dos naturalismos e a emergência da consciência de sujeito –, como elas se apresentam e desenrolam no contexto russo de industrialização e modernização tardias, fazendo uma breve escala em Viena, e, por fim, como tais problemáticas são percebidas e representadas pelo autor da obra em questão.
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Referências
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