O Ensino remoto e seu impacto na educação: um olhar sobre a disciplina de história
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v11i1p286-302Palavras-chave:
Ensino de História, Pandemia, Ensino RemotoResumo
A pandemia do novo coronavírus, que chega ao Brasil em de março de 2020, mudou completamente o cotidiano das mais variadas instituições, inclusive a escola, que precisou se reinventar diante da nova realidade. Houve a necessidade de substituir o modelo presencial pelo remoto, como forma de dar continuidade às atividades diante do isolamento social posto em prática no país. A modalidade adotada impactou a realidade de milhões de jovens brasileiros e consequentemente as metodologias de ensino. Em função disso, o presente trabalho tem como intuito compreender as consequências da implementação do ensino remoto sobre a educação, bem como suas interferências na disciplina de história, tendo em vista os desafios futuros deixados por esse modelo.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. Desafios na formação do pesquisador da prática pedagógica. Disponível em:<https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/posgraduacao/programas/educacaomatematica/artigo-1.pdf> Acesso em: 25/08/2021.
COSTA, A. S. A importância do ensino de história nas escolas e suas implicações na vida social. Revista Anagrama (USP), v. 05, p. 01-10, 2011.
COSTA, Antonia Erica Rodrigues; NASCIMENTO, Antonio Wesley Rodrigues do. Os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia no Brasil. CONEDU: VII Congresso Nacional de Educação. Máceio, Alagoas. out, 2020.
FREIRE, PAULO. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
MACEDO, Maria de Lourdes L; SANTOS, Jocyléia Santana dos; SANTANA, Rafael Machado. Narrativas do ensino de história em tempos de pandemia, Palmas, Tocantins. Disponível em: <https://www.perspectivas2020.abeh.org.br/resources/anais/19/epeh2020/1606321655_ARQUIVO_f8503ce4533142b68532a6d3eaa67bf9.pdf> Acesso em: 24/08/2021TREVISO, V. C.;
MARTINS, João Carlos. Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo. Série Ideias. n. 28. FDE, São Paulo, 1997.
ONÓRIO, Márcio José. A importância do ensino de história no ensino fundamental I, a partir de uma perspectiva marxista. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, v. 4, p. 274-295, 2017.
ZANG, Mayara Santos; KLEIN, Marcos Rovian. A disciplina de história e sua contribuição para a construção da cidadania. In: XI SEMINÁRIO DE ESTUDOS HISTÓRICOS,2013. Novo Hamuburgo: Universidade Feevale, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Clara Sousa Reis, Graziela Feitosa Conceição, Mayza Jorge Feitosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.