Memória, identidade e currículo: as disputas e significações sobre a BNCC de História
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v12i1p572-582Palavras-chave:
Ensino de História, BNCC, Políticas CurricularesResumo
A resenha aqui apresentada busca apresentar, de forma crítica, o trabalho produzido no âmbito da Associação Brasileira de Ensino de História e que resulta na obra A BNCC de História: entre prescrições e práticas. Ao abordar as principais questões analisadas no livro, busca contribuir para a ampliação do debate sobre o Ensino de História e suas conexões com os processos de construção de políticas curriculares.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Fabiana Rodrigues de; SILVA, Felipe Dias de Oliveira. Por outra BNCC de História: sobre políticas de memória e uma comunidade disciplinar. In: JUNIOR, Arnaldo Pinto; SILVA, Felipe Dias de Oliveira; CUNHA, André Victor Cavalcanti Seal da. (orgs.) A BNCC de História: entre prescrições e práticas. Recife, PE: Editora Universidade de Pernambuco, 2022, pp. 261.
CAIMI, Flávia Eloisa. Prefácio. In: JUNIOR, Arnaldo Pinto; SILVA, Felipe Dias de Oliveira; CUNHA, André Victor Cavalcanti Seal da. (orgs.) A BNCC de História: entre prescrições e práticas. Recife, PE: Editora Universidade de Pernambuco, 2022, pp. 261.
CARIE, Nayara Silva de; LIMA, Carollina Carvalho Ramos de; GIAVARA, Ana Paula. A BNCC de História para os Anos Iniciais: reflexões sobre a apropriação da noção de competências. In: JUNIOR, Arnaldo Pinto; SILVA, Felipe Dias de Oliveira; CUNHA, André Victor Cavalcanti Seal da. (orgs.) A BNCC de História: entre prescrições e práticas. Recife, PE: Editora Universidade de Pernambuco, 2022, pp. 261.
LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História. Revista Brasileira de História, v. 19, n. 38, p. 125-138, 1999.
SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. O ensino de História em perspectiva neotecnicista: sentidos de atitude historiadora nas políticas curriculares hodiernas. In: JUNIOR, Arnaldo Pinto; SILVA, Felipe Dias de Oliveira; CUNHA, André Victor Cavalcanti Seal da. (orgs.) A BNCC de História: entre prescrições e práticas. Recife, PE: Editora Universidade de Pernambuco, 2022, pp. 261.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3.ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anthony Coldebella Cintra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.