Fazer desaparecer, fazer esquecer: desaparecimentos forçados e danação da memória sob as ditaduras de Segurança Nacional

Autores

  • Anna Clara Souza Marques Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Leila Claraliz Graça Lucas Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Pedro Caldas Novaes Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v12i1p244-265

Palavras-chave:

Desaparecimentos forçados, Direitos Humanos, Memória, Terrorismo de Estado

Resumo

O presente artigo tem como objetivo explorar as políticas de desaparecimentos forçados em regimes de exceção para além da esfera da ação individual e insólita, localizando historicamente e situando simbolicamente o uso tático-político dessa técnica repressiva ao longo do século XX. Através da revisão bibliográfica embasada nas considerações de intelectuais como Hannah Arendt, Enrique Padrós e Marcos Napolitano, buscamos traçar um panorama histórico que ilustra como a eficiência dessa prática institucional se fez possível com um acúmulo de experiências de violência perpetradas pelo Estado, que culminaram nas ditaduras militares na Argentina, Uruguai e Brasil, bem como em outros regimes de exceção. Assim, a partir de uma compreensão do terrorismo de Estado como um contínuo histórico, é possível entender a política de desaparecimentos como a consolidação de um sistema operacional plenamente institucionalizado e eficaz, cuja finalidade era o fortalecimento de um aparato repressivo e a propagação de uma atmosfera de terror capaz de inibir a subversão das massas e destruir a construção de uma memória altiva popular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARENDT, Hannah. “A solução final: assassinato”; “Pos-escrito”. In: Eichmann em Jerusalém: um Relato sobre a Banalidade do Mal. São Paulo: Cia das Letras, 2008.

CERTEAU, Michel de. Invenção do Cotidiano Vol. 1: Artes de Fazer. São Paulo: Vozes, 2014.

LOSURDO, Domenico. “Liberalismo e Catástrofe no Século XX”. In: Contra-História do Liberalismo. Aparecida: Ideias e Letras, 2006.

NAPOLITANO, Marcos. Recordar é vencer. As dinâmicas e vicissitudes da construção da memória social do regime militar brasileiro. Antíteses, 8 / 15, pp. 9-44, 2015.

PADRÓS, Enrique S. “A política dos desaparecimentos e o Terror de Estado”. In: Como el Uruguay no Hay... Terror de Estado e Segurança Nacional. Uruguai (1968- 1985): Do Pachecato à Ditadura Civil-Militar. Porto Alegre: UFRGS, 2005, vol. 2.

SKINNER, Quentin. Language and political change. In: BALL, Terence; FARR, James; HANSON, Russell. Political Innovation and conceptual change. Cambridge: Cambridge University Press, 1989, p. 6-23.

TELES, Janaína de Almeida. “Eliminar ‘sem deixar vestígios’: a distensão política e o desaparecimento forçado no Brasil”, Revista M. Estudos sobre a Morte, os Mortos e o Morrer, 5(10), pp. 265-297, 2020.

VECCHI, Roberto. “O Passado Subtraído da Desaparição Forçada: Araguaia como Palimpsesto”. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, 2014, n. 43, pp. 133-149.

WINTER, Ulrich. “Localizar a los muertos y reconocer al otro: lugares de memoria(s) en la cultura española contemporánea”. In: RESINA, Joan Ramon; WINTER, Ulrich (Eds.). Casa Encantada: Lugares de Memoria en la España Constitucional (1978-2004). Madrid: Iberoamericana Vervuert, 2005.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Marques, A. C. S., Lucas, L. C. G., & Santos, P. C. N. (2023). Fazer desaparecer, fazer esquecer: desaparecimentos forçados e danação da memória sob as ditaduras de Segurança Nacional. Epígrafe, 12(1), 244-265. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v12i1p244-265