A Cultura Afro-Brasileira através da literatura: as ligações entre Torto Arado e o Ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v13i1p18-35Palavras-chave:
História, Ensino, Torto AradoResumo
A partir da aprovação da Lei 10639/03, de 9 de janeiro de 2003, tornou-se obrigatório a aplicação da temática História e Cultura Afro-Brasileira no âmbito escolar de todo território nacional. O continente africano é constituído por uma história heterogênea e vasta, mas as representações em livros didáticos não condizem com essa estória. Entretanto, como aplicar toda essa diversidade cultural em sala de aula e romper com todos esses pré conceitos existentes, principalmente em relação às religiões de matriz africana? Isso é um desafio para os professores de ensino básico, que muitas vezes enfrentam a insalubridade do local de trabalho. Assim sendo, o intuito principal deste trabalho é demonstrar a relevância da literatura como fonte histórica e sua aplicação em sala de aula. Para isso, iremos nos embasar nos estudos de Ferreira (2017) e Candido (1985) e, a partir dessa ligação, demonstrar a viabilidade da utilização do romance “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, como um recurso didático-pedagógico. Esse recurso já foi demonstrado por Moura (2019), Correia (2012), Bittencourt (2009) como eficaz para o ensino de história. Transgredindo as fronteiras entre História e Literatura e ampliando as possibilidades no ensino de determinados assuntos, trazendo para o ambiente escolar um contexto histórico em que o discente sinta-se tocado e não alheio, trazendo a história para sua realidade.
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Referências
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