O cineasta e o historiador

imaginação histórica e visões da nação em “Paixão dos Fortes” (1946)

Autores

  • Guilherme Colombara Rossatto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v13i1p142-168

Palavras-chave:

imaginação histórica, cinema faroeste, discurso nacional

Resumo

O presente artigo, a partir de uma avaliação do faroeste como gênero cinematográfico atrelado ao discurso nacional dos Estados Unidos, tem como objetivo examinar a forma como o filme Paixão dos Fortes (1946) de John Ford lida com esses temas e imagina uma outra versão acerca dos fatos históricos. Refletimos sobre como o cineasta, a partir de uma extrapolação da história pela ficção e da memória social, sugere o preenchimento de algumas lacunas e a substituição de certos elementos reais, visando a construção de uma obra de arte que reassegure os mitos nacionais e ofereça soluções para o presente de seus idealizadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AVILA, Arthur Lima de. O Oeste historiográfico norte-americano: a Frontier Thesis vs. a New Western History. Anos 90, Porto Alegre, v. 12, n. 21/22, p. 369-413, jan./dez. 2005.

BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

BURGOYNE, Robert. A nação do filme. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002.

FARAGHER, John Mack. A história de Wyatt Earp. In: CARNES, Mark C (org). Passado imperfeito: a história no cinema. Rio de Janeiro: Record, 1997.

FICO, Carlos. Quem escreve a História: a qualificação do historiador. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Novos combates pela História – desafios, ensino. São Paulo: Contexto, 2021.

GUIMARÃES, José Eugenio. Western e história: a nostalgia de um mundo findo. Cadernos da Democracia (n. 2, abril de 1994), editado por Adriana de Arezzo para o Núcleo de Estudos Antonio Gramsci, Niterói, RJ.

HARRIS, Mark. Cinco voltaram: uma história de Hollywood na Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2016.

HUTSON, Richard. (2003). John Ford’s My Darling Clementine (1946). Representations, Vol. 84, No. 1 (November 2003).

JENKINS, Keith. A história repensada. São Paulo: Contexto, 2001.

JUNQUEIRA, Mary Anne. O imaginário da conquista do Oeste e as representações sobre a América Latina na revista Seleções do Reader’s Digest. VARIA HISTORIA, Belo Horizonte, nº 23, Jul/00, p. 97-108.

MARX, Karl. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.

MCBRIDE, Joseph. Searching for John Ford. Nova York: St. Martin's Press, 2001.

METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 2ª ed, 2014.

NAPOLITANO, Marcos. A história depois do papel. In: PINSKY, Carla (org). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008.

ROSENBAUM, Jonathan. Movies as politics. Berkeley, Calif London: University of California Press, 1997.

ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

SORLIN, Pierre. The film in History: restaging the past. Oxford: Basil Blackwell Publisher, 1980.

TURNER, Frederick Jackson. O significado da fronteira na História americana. In: KNAUSS, Paulo (org). Oeste Americano: Quatro ensaios de História dos Estados Unidos da América de Frederick Jackson Turner. RJ: Ed. UFF, 2004.

VUGMAN, Fernando Simão. Western. In: MASCARELLO, Fernando (org). História do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2012.

WHITE, Hayden. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

WOOD, Robin. “Shall we gather at the river?”: the late films of John Ford. In: BERNSTEIN, Matthew; STUDLAR, Gaylyn (ed). John Ford made westerns: filming the legend in the sound era. Bloomington, Indiana: Indiana University Press, 2001.

XAVIER, Ismail. John Ford e os heróis da transição no imaginário do Western. Novos estud.- CEBRAP n°100 São Paulo nov. 2014.

XAVIER, Ismail. O olhar e a cena: melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac E Naify, 2003.

Filmografia

Paixão dos Fortes [Título original: My Darling Clementine]. Direção: John Ford. Estados Unidos: 20th Century Fox, 1946. (97 min.).

Downloads

Publicado

2024-10-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rossatto, G. C. (2024). O cineasta e o historiador: imaginação histórica e visões da nação em “Paixão dos Fortes” (1946). Epígrafe, 13(1), 142-168. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v13i1p142-168