Por trás das Cinzas e das Gemas: reflexões para a História e seu Ensino a partir do Espaço São José Liberto

Autores

  • Leonardo Ryon Alves dos Santos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v13i2p270-306

Palavras-chave:

Ensino de História, Espaço São José Liberto, Lugar de Memória

Resumo

O presente artigo busca promover uma análise inicial para a problematização do Espaço São José Liberto, concebendo-o não apenas como um "lugar de memória", mas também como um desafiador "Patrimônio Difícil". Por meio das reflexões e análises apresentadas, destaca-se a imperativa necessidade de lembrar "aquilo que querem esquecer" sobre o passado do Patrimônio, sendo preciso interpretá-lo como uma construção histórica que passou por diversos usos. Esse contexto visa ampliar pensar as possibilidades de aplicação dos conceitos apresentados para o ensino de História, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e contextualizada.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Santos, L. R. A. dos. (2024). Por trás das Cinzas e das Gemas: reflexões para a História e seu Ensino a partir do Espaço São José Liberto. Epígrafe, 13(2), 270-306. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v13i2p270-306