O Tablete de Shamash: um estudo sobre o significado da imagem divina na Antiga Mesopotâmia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v13i2p242-269Palavras-chave:
Antiga Mesopotâmia, Imagem divina, Agência, Tablete de ShamashResumo
Este artigo visa provocar a discussão do conceito de imagem divina na Antiga Mesopotâmia, com base nos aspectos textuais, imagéticos e materiais presentes no tablete de Shamash, fonte narrativa que evoca desde o momento de desaparecimento da estátua de culto da deidade durante a invasão dos suteanos a cidade de Sippar em meados do XI A.E.C., até recuperação desta e produção de uma nova estátua, bem como a elaboração do tablete, no decorrer do IX A.E.C. Para tal objetivo optou-se por uma metodologia de abordagem interdisciplinar, abrangendo aspectos historiográficos, antropológicos e arqueológicos. Dentre eles, o desenvolvimento de conceitos-chave para a compreensão do tema, como as ṣalmu e os rituais de lavagem e abertura de boca, a imagem e texto presentes no tablete e possíveis interpretações e o período de sua produção. Por fim, buscou-se também investigar o objetivo para a elaboração do tablete, e sua importância para o reinado de Nabu-apla-iddina, assim como elucidar aspectos teóricos secundários para a compreensão do tema.
Downloads
Referências
BAHRANI, Zainab. The Graven Image: Representation in Babylonia and Assyria. Philadelfia, University of Pennsylvania Press, 2003.
BASU, Paul. The inbetweenness of things. In: BASU, Paul (ed.). The inbetweenness of things. Materializing mediationand movement between worlds. London: Bloomsbury, 2017, p. 1 – 20.
BELTING, Hans. Likeness and Presence: A History of the Image before the Era of Art.Trans. Edmund Jephcott. Chicago, IL: The University of Chicago Press. 1994.
BELTING, Hans. Antropologia da Imagem. Para uma ciência da imagem. Lisboa, KKYM + EAUM, 2014.
BELTING, Hans. Iconic Presence: Images in Religious Traditions. In: Material Religion: The Journal of Objects, Art and Belief. Vol 12.2016.
BRINKMAN, J. A. MSKH 1. A Catalogue of Cuneiform Sources Pertaining to Specific Monarchs of the Kassite Dynasty. Chicago, The Oriental Institute, 1976.
BODEN, P. The mis pî: A Ritual of Transition. Paper read at the Annual Meeting of the American Oriental Society at Chapel Hill, North Carolina. 1993.
BODEN, P. J. The Mesopotamian washing of the mouth (mîs pî) ritual: an examination of some of the social and communication strategies which guided the development and performance of the ritual which transferred the essence of the divinity into its temple statue. PhD Thesis. Johns Hopkins University. Baltimore, 1998.
BLACK, J. GREEN, A. Gods, Demons and Symbols of Ancient Mesopotamia. An Illustrated Dictionary, 2nd ed. London: British Museum Press. 1998.
COLLON, Dominique. Iconographic Evidence for Some Mesopotamian Cult Statues. p.57–84, in Die Welt der Götterbilder, ed. Brigitte Groneberg and Hermann Spieckermann. 2007.
DICK, M. B. (Ed.). Born in Heaven, Made on Earth: The Making of the Cult Image inthe Ancient Near East. Penn State University Press. 1999.
DICK, M. B. - The Mesopotamian cult statue: a sacramental encounter with divinity. In: WALLS, N. H. (ed.) Cult image and divine representation in the ancient Near East. Boston: ASOR, 2005.
FINKEL, I. FLETCHER, A. Thinking outside the Box: The Case of the Sun-God Tabletand the Cruciform Monument. Bulletin of the American Schools of Oriental Research, 2016.
FREEDBERG, David. The power of images. Studies in the history and theory of response. Chicago, The University of Chicago Press, 1991.
GELL, Alfred. Art and agency: an anthropological theory. Oxford, Oxford UniversityPress, 1998.
LAMBERT, W. G. Enmeduranki and Related Matters. In: Journal of Cuneiform Studies 21, Chicago, Chicago Press, 1967, p.126–38.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: Balanço Provisório, propostas cautelares. São Paulo, USP. Rev. Bras. Hist. 2003, vol.23, n.45, p.11-36.
NADALI, Davide. The Phenomenology of the Copy in Assyria: On the Coexistence of Two Beings. In: PAOLO, Silvana Di (ed.) Implementing Meanings: The Power Of the Copybetween Past, Present and Future. Ugarit Verlag, 2018.
NADALI, Davide. The Doubling of the Image of the King: A Note on Slabs B–13 andB–23 in the Throne Room of Assurnasirpal II at Nimrud published in M. D'Andrea, M.G. Micale, D. Nadali, S. Pizzimenti and A. Vacca. Pearls of the Past Studies on Near Eastern Art and Archaeology in Honour of Frances Pinnock (marru 8), Münster 2019, pp. 661-675.
NADALI, Davide. Things also die: Considerations on the meaning and function offunerary furnishings in Mesopotamia and Syria. 2012.
ORNAN, Tallay. Idols and Symbols: Divine Representation in First MillenniumMesopotamian Art and Its Bearing on the Second Commandment, Tel Aviv, 2004, 31:1, 90-121.
PONGRATZ-LEISTEN, B. SONIK, K. (eds.) – The materiality of divine agency. De Gruyter, Berlin-Boston, 2015.
RASSAM, H. Asshur and the Land of Nimrod (1897); reprint, Westmead, England: Gregg International, 1971.
REDE, Marcelo - História e Cultura Material. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro, Elvier ed.1 2012.
REDE, Marcelo – A materialidade e o divino na antiga Mesopotâmia: Questões teóricas e possibilidades analíticas. No prelo.
SLANSKI, Kathryn E. The Babylonian Entitlement Narûs (Kudurrus): A Study in Their Form and Function. Boston: American Schools of Oriental Research, 2003.
SONIK, Karen. Divine (Re-)Presentation: Authoritative Images and a Pictorial Stream of Tradition in Mesopotamia. In: Beate PongratzLeisten and Karen Sonik. The Materiality of Divine Agency. Berlin, München, Boston: De Gruyter, 2015.
TSOUPAROPOULOU, C. - Deconstructing textuality, reconstructing materiality. In: BALKE, Th. E. TSOUPAROPOULOU, C. (eds.) - Materiality of Writing in Early Mesopotamia, Berlin-Boston: Gruyter, 2016.
VAN BUREN, E. D. Clay Figurines of Babylonia and Assyria (reimpressão, 1930), New York: AMS PRESS, 1980.
WALKER, C. DICK, M. - The induction of the cult image in ancient Mesopotamia: The Mesopotamian mis pî ritual. In: Dick, M. B. (ed.) - Born in Heaven, Made on Earth. The Making of the Cult Image in the Ancient Near East. Winona Lake: Eisenbrauns, 1999.
WOODS, Christopher E. The Sun-God Tablet of Nabû-apla-iddina Revisited. Journal of Cuneiform Studies, Chicago, v. 56, p. 23-101. 2004.
ZAWADZKI, Stefan. Regulations from the times od Nabû-Apal-Iddina: The stone tablet of Samas in its archeological and historical context. In: Garments of the gods. Academic Press Fribourg, Fribourg, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Helena Barbour Marins de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Epígrafe não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.