Como comunicar acervos nas redes sociais?: Um olhar para as iniciativas propostas pelo Museu Histórico Nacional e pelo Museu de Arqueologia e Etnologia/Universidade de São Paulo no contexto pandêmico (2020-2021)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v13i2p39-79Palavras-chave:
Patrimônios, Museus, Redes sociais, Memória, PoderResumo
O artigo apresentado resulta de um projeto de Iniciação Científica que teve como objetivo analisar e descrever algumas ações educativas propostas pelos educadores e pelas educadoras tanto do Museu Histórico Nacional, como do Museu de Arqueologia e Etnologia/Universidade de São Paulo, publicadas no Facebook e no Instagram, entre maio/2020 e junho/2021. Buscamos explicitar as estratégias acionadas pelos educadores e os discursos divulgados nas redes sociais acerca de certos objetos musealizados. Diante do contexto pandêmico, os meios de comunicação digitais tornaram-se, por excelência, o meio de comunicação dos museus, após a suspensão do atendimento presencial. Aqui, a reflexão foi baseada no acompanhamento, registro e análise das publicações, além de análise sobre os programas educativos de cada instituição museológica. Por fim, a proposta é discutir como a relação entre museus e a internet não pode ser limitada à mudança quanto ao meio de comunicação, mas as redes sociais tornaram-se um local de discussão sobre questões sociais e de promoção de um olhar crítico a certos paradigmas interpretativos sobre os acervos.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Cultura. Bases para a Política Nacional de Museus: Memória e cidadania. Brasília/Distrito Federal, maio de 2003. Disponível em: https://pnem.museus.gov.br/wp-content/uploads/2012/08/Politica_Nacional_de_-Museus.pdf (último acesso 01/02/2024)
CARMO, D.; MARTINS, D.; MARTINS, L. C.; New Social Practices in the Field of Museum Education in Brazil: Digital Culture and Social Networks. Museum & Society, 19, 2021. Disponível em: https://journals.le.ac.uk/ojs1/index.php/mas/article/view/3537 (último acesso 01/02/2024)
CHAGAS, M. S. . Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Chapecó: Argos editora universitária, 2006. 136p.
CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS. Declaração de Caracas, 1992. Publicado em: CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 15 - 1999. [acesso à versão digitalizada em: http://www.ibermuseus.org/wp-content/uploads/2014/07/declaracao-de-caracas.pdf]
COMITÊ INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E AÇÃO CULTURAL - ICOM; REDE EDUCADORES EM MUSEUS DO BRASIL. Carta Aberta dos educadores museais brasileiros sobre os efeitos da Pandemia de Covid-19 na educação museal no Brasil. São Paulo. 30 de abril de 2020. Disponível em: http://www.icom.org.br/files/Carta_Aberta_e_Recomenda%C3%A7%C3%B5es_para_Educa
%C3%A7%C3%A3o_Museal_no_Brasil.pdf (último acesso 05/03/2021)
COMITÊ INTERNACIONAL DE MUSEUS. RECOMENDAÇÕES DO ICOM BRASIL EM RELAÇÃO À COVID 19: Sobre conservação, gestão e segurança de acervos; proteção de profissionais e atuação de instituições museológicas, arquivísticas e bibliotecas em tempos de Covid 19. São Paulo: ICOM, abril de 2020. Disponível em: http://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2020/04/RECOMENDACOES_CONSERVACA
O_15_ABRIL_FINAL-1.pdf (último acesso 01/02/2024)
COMITÊ BRASILEIRO DO CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS. Dados para navegar em meio às incertezas: pesquisa com profissionais de museus (ciclo 1). São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional De Museus, 2020. Disponível: http://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2020/11/20201119_Tomara_ICOM_Ciclo1_FIN AL.pdf (último acesso 01/02/2024)
COMITÊ BRASILEIRO DO CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS. Dados para navegar em meio às incertezas: pesquisa com os públicos (ciclo 2). São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional De Museus, 2020. Disponível: http://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2020/11/20201119_Tomara_ICOM_Ciclo2_FIN
AL.pdf (último acesso 01/02/2024)
CURY, M. X.. Programas de Educação em Museus Brasileiros e Públicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 15., 2014, Belo Horizonte. Anais eletrônicos [...]. Belo Horizonte: ECI: UFMG, 2014. p. 4430-4447. Disponível em: http://enancib2014.eci.ufmg.br/programacao/anais-do-xv-enancib (último acesso 01/02/2024)
___________. Políticas públicas museais e a promoção de programas de educação em museus: os públicos no plural. Cadernos da CEOM. v. 34, n. 54, p. 183 - 202, 2021. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/view/5963 (último acesso 01/02/2024)
INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília/Distrito Federal, junho de 2018: Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Caderno-da-PNEM.pdf
JULIÃO, L. O desafio da comunicação nos museus universitários. Museologia e Interdisciplinaridade, 9 (Especial), 13–23, 2020. Disponível: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/32082/28186
CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. História Pública e redes sociais na internet: elementos iniciais para um debate contemporâneo. Revista Transversos. Dossiê: História Pública: escritas contemporâneas de História. Rio de Janeiro, Vol. 07, nº. 07, pp. 35-53, Ano 03. set. 2016. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos>
LEITÃO DE MORAES, J. N.. Entretecendo conceitos, mirando o horizonte da participação: : musealização, comunicação e públicos. Museologia e Interdisciplinaridade, 9(Especial), 144–160, 2020. Disponível: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/31995
MARTÍ, F.; SANTOS, E. Educação museal online: a Educação Museal na/com a Cibercultura. Rio de Janeiro: Revista Docência e Cibercultura, v.3, n.2, p. xx, ano. Disponível: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/44589/30507
MARTINS, D.; MARTINS, L. C. Novas práticas sociais no campo da educação museal: a cultura digital e a sociabilidade em rede. Rio de Janeiro: Revista Docência e Cibercultura, v.3, n.2, p. xx, ano. Disponível: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/44795/30494
MARTINS, L. C.; MARTINS, D. O desafio da formação de educadores museais e a cultura digital: perspectivas profissionais para o século XXI. In: CASTRO, F.; SOARES, O.; COSTA, A. (org). Educação museal: conceitos, histórias e politicas, Volume 5: Educação museal, e cibercultura e acessibilidade em museus. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2020, p. 17 - 29. Disponível em: http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=mhn&pagfis=75935
MENESES, U. B. Educação e museus: sedução,riscos e ilusões. Ciências e Letras : Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. n. 27, p. 91-101, jan./jun. 2000
MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Resolução nº5937: Regimento do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 26 de julho de 2011. Disponível em: http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-5937-de-26-de-julho-de-2011. (Acesso em: 01/03 2021)
MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. Plano Museológico: 2020 – 2023. Rio de Janeiro, 2020, Disponível em: https://mhn.museus.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/Plano-Museolo%CC%81gico-MHN 2020-2023.pdf (acesso em 23/02/2021)
OLIVEIRA, Emerson D. G. O museu no Instagram: arte, exposição e a visibilidade de práticas museológicas. Revista Museologia e Interdisciplinaridade, nº 9(especial), 2020, p. 103 - 131. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/31740
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Museums around the world in the face of COVID-19. Paris: UNESCO, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373530
(acesso 11/02/2021)
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Mesa redonda sobre la importancia y el desarrollo de los museos en el mundo contemporáneo: Mesa Redonda de Santiago de Chile, 1972. JÚNIOR, José do Nascimento; TRAMPE, Alan; SANTOS, Paula Assunção dos (Org). Brasília: Ibram/ MinC; Programa Ibermuseos, 2012.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE; ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. A OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizado como pandemia. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic (último acesso em 03/01/2022)
RECUERO, Raquel. As redes sociais na internet. Porto Alegre: Editora Sulina. 2009. Disponível em: http://www.raquelrecuero.com/arquivos/redessociaisnainternetrecuero.pdf (último acesso 18/02/2021)
RÜSEN, Jorn. História Viva: teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.
SILVA, J.; OLIVEIRA, L.; JULIÃO, L.; ABDALA, V. A 18ª Semana Nacional de Museus do Museu Histórico Nacional: inaugurando as ações educativas museais online em formato acessível. In: CASTRO, F.; SOARES, O.; COSTA, A. (org). Educação museal: conceitos, histórias e politicas, Volume 5: Educação museal, e cibercultura e acessibilidade em museus. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2020, p. 46 - 56. Disponível em: http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=mhn&pagfis=75935
SILVA, M. A. Formação de novas gerações nos museus universitários: o papel do educativo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Revista Centro de Preservação Cultural , 15 (30esp), p. 294-320, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/172919
SILVA, Maurício Cândido da. Documento unificado: recomendações de procedimentos durante a pandemia da COVID-19. São Paulo: Revista Centro de Preservação Cultural , n.29, p.249-262, jan./jul. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/173004/162401
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Seminário Regional da Unesco sobre a Função Educativa dos Museus. Rio de Janeiro. Tradução de Maria Cristina Oliveira Bruno, Maria Pierina Ferreira Camargo. Rio de Janeiro: Unesco, 1958
VASCONCELLOS, C. M. A função educativa de um Museu Universitário e Antropológico: o caso do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Unochapecó: Cadernos da CEOM, v. 18, n. 21, p. 289 - 298, 2005. Disponível: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/view/2283
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lígia de Cássia Limão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Ensaio) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento 138412/2020-0