Patriarcalismo neoconfucionista e gênero na Coreia do Sul: do ideal feminino na dinastia Joseon à sociedade contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v14i2p429-464

Palavras-chave:

Coreia do Sul, Joseon, Neoconfucionismo, Patriarcalismo

Resumo

O estudo investiga a formação histórica do patriarcalismo na Coreia do Sul, articulando o neoconfucionismo da dinastia Joseon (1392-1897) às estruturas de gênero do período. O objetivo é compreender como os princípios filosóficos foram traduzidos em instituições, leis e práticas sociais que consolidaram hierarquias familiares, segregação de papéis e modelos de virtude feminina. A pesquisa adota uma metodologia histórico-analítica, combinando a leitura de textos clássicos, como os Analectos e os comentários de Yi Heang e Yi Yi, legislação da dinastia Joseon e estudos recentes de história social e de gênero. As fontes incluem códigos leais, diários pessoais e narrativas culturais, como o pansori “Chunhyangga”. A abordagem historiográfica dialoga com autores como Martina Deuchler, Hyaeweol Choi e Michael Seth, questionando a linearidade entre tradição e modernidade e discutindo a persistência de valores confucionistas na política, na linguagem e na vida cotidiana contemporânea. O artigo pretende demonstrar que o ideal de fidelidade e pureza feminina, central no neoconfucionismo, permanece reconfigurado em práticas e discursos atuais, revelando uma continuidade estrutural entre o patriarcalismo histórico e as desigualdades de gênero na Coreia moderna.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Julia Cariry Costa, Universidade de São Paulo

    Pessoa graduanda em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. 

  • Razel Carmo da Silva, Universidade de São Paulo

    Pessoa graduanda em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Referências

CHUNG, Ji Sun. Women's Unequal Access to Education in South Korea. Comparative Education Review, v. 38, p. 487-505, 1994.

COREIA DO SUL. NATIONAL INSTITUTE OF KOREAN HISTORY. (org.). The Veritable of the Joseon Dinasty. Disponível em: https://sillok.history.go.kr/main/main.do. Acesso em: 14 nov. 2024.

HAN, Hee-Sook. Women's Life during the Chosŏn Dinasty. International Journal Of Korean History, Seul, v. 6, p. 113-160, dez. 2004.

JOO, Su Young. Namwon, la ville de tous les possibles dans l’histoire de Chunhyang ? Impressions D’extrême-Orient, [S.L.], n. 15,10 jul. 2023. OpenEdition. http://dx.doi.org/10.4000/ideo.3254.

JUNG, Jin Young. Did Fake Genealogies Exist?. In: PETTID, Michael J.; KO, E. Young (Org.). Everyday Life in Joseon-Era Korea: Economy and Society. Cambridge: Harvard University Press, 2015, p. 163-173.

KIM, Heisook. Toward Critical Confucianism: Woman as a Method. Korean Feminist Philosophy, v. 26, p. 131-152. Ewha Womans University, 2016.

KIM, Yeongmin; CHUNG, Yiyoon. Child support receipt among divorced mothers in Korea: Changes after the 2007 policy reform. Children and Youth Services Review, v. 119, 2020. p. 1-14.

KOH, Eunkang. Gender Issues and Confucian Scriptures: is confucianism incompatible with gender equality in south korea. Bulletin Of The School Of Oriental And African Studies, Londres, v. 71, n. 2, p. 345-362, 2008.

KWON, Soon-Hyung. Did People Divorce in the Joseon Period?. In: PETTID, Michael J.; KO, E. Young (Org.). Everyday Life in Joseon-Era Korea: Economy and Society. Cambridge: Harvard University Press, 2015, p. 189-197.

LEE, Aie-Rie; CHIN, Mikyung. The Women's Movement in South Korea. Social Science Quarterly, v. 88, n. 5, Special Issue on Women in Global Society, p. 1205-1226, dez. 2007.

LEE, Haesung. Neo-Confucianism of Joseon dynasty: its theoretical foundation and main issues. Asian Studies, Ljubljana, SI, v. 4, n. 1, p.165-194, 2016.

LEE, Kuhn-Mook. CHOSEN, TAKEN, AND RETURNED: korean “comfort women” and the struggle against japanese colonial and post-colonial legacies. 2022. 11 f. Tese (Doutorado) - Curso de História, History Department Honours Programme, Royal Military College Of Canada, Kingston, p. 61-77, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/11264/566. Acesso em: 18 nov. 2024. p. 41

MANEK, Bernadine Grace Alvania. Confucian Historical Narratives and Misogynic Culture in South Korea. Journal Of Asian Social Science Research, [S.L.], v. 5, n. 1, p. 49-62, 18 ago. 2023. Sunan Gunung Djati State Islamic University of Bandung. http://dx.doi.org/10.15575/jassr.v5i1.73.

MOLONY, Barbara; THEISS, Janet M.; CHOI, Hyaeweol. Gender in modern East Asia: China, Korea, Japan. An integrated history. 1. ed. Boulder, CO: Westview Press, 2016.

OECD. Reporting Gender Pay Gaps in OECD Countries: Guidance for Pay Transparency Implementation, Monitoring and Reform, OECD Publishing, Paris. 2023. Acesso em 01 de dezembro de 2024. p. 1-206. Disponivel em: https://doi.org/10.1787/ea13aa68-en.

SEOK, Bongrae. The Four–Seven Debate of Korean Neo-Confucianism and the Moral Psychological and Theistic Turn in Korean Philosophy Religions, 2018. p. 1-15.

Seth, Michael J., Korea: A Very Short Introduction, Very Short Introductions (Oxford, 2020; online edn, Oxford Academic, 23 Jan. 2020), p. 1-139.

TEACHERS, The Association Of Korean History. A Korean History for International Readers: what do koreans talk about their own history and culture?. Seul: Seoul Selection, p. 328, 2011.

TIWALD, Justin. Confucianism and Neo-Confucianism. In: SNOW, Nancy E. (ed.). The Oxford Handbook of Virtue. Oxford: Oxford Academic, 2018. Online edition, 6 dez. 2017. p. 171-188.

화냅년 (Hwanyangnyeon). 2024. Namu Wiki. Disponível em: https://namu.wiki/w/%ED%99%94%EB%83%A5%EB%85%84. Acesso em: 19 nov. 2024.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cariry Costa, J., & Carmo da Silva, R. (2025). Patriarcalismo neoconfucionista e gênero na Coreia do Sul: do ideal feminino na dinastia Joseon à sociedade contemporânea. Epígrafe, 14(2), 429-464. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v14i2p429-464