Patriarcalismo neoconfucionista e gênero na Coreia do Sul: do ideal feminino na dinastia Joseon à sociedade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v14i2p429-464Palavras-chave:
Coreia do Sul, Joseon, Neoconfucionismo, PatriarcalismoResumo
O estudo investiga a formação histórica do patriarcalismo na Coreia do Sul, articulando o neoconfucionismo da dinastia Joseon (1392-1897) às estruturas de gênero do período. O objetivo é compreender como os princípios filosóficos foram traduzidos em instituições, leis e práticas sociais que consolidaram hierarquias familiares, segregação de papéis e modelos de virtude feminina. A pesquisa adota uma metodologia histórico-analítica, combinando a leitura de textos clássicos, como os Analectos e os comentários de Yi Heang e Yi Yi, legislação da dinastia Joseon e estudos recentes de história social e de gênero. As fontes incluem códigos leais, diários pessoais e narrativas culturais, como o pansori “Chunhyangga”. A abordagem historiográfica dialoga com autores como Martina Deuchler, Hyaeweol Choi e Michael Seth, questionando a linearidade entre tradição e modernidade e discutindo a persistência de valores confucionistas na política, na linguagem e na vida cotidiana contemporânea. O artigo pretende demonstrar que o ideal de fidelidade e pureza feminina, central no neoconfucionismo, permanece reconfigurado em práticas e discursos atuais, revelando uma continuidade estrutural entre o patriarcalismo histórico e as desigualdades de gênero na Coreia moderna.
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