Uma genealogia conceitual da liberdade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v14i1p949-960Palavras-chave:
História Intelectual, liberdade, Quentin SkinnerResumo
Quentin Skinner, renomado historiador britânico, lançou em fevereiro de 2025 a obra Liberty as Independence: The Making and Unmaking of a Political Ideal, que se configura como uma valiosa análise histórica do conceito de liberdade desde o final da Época Moderna. O livro explora a evolução da ideia de liberdade, com foco na transição de uma concepção “neo-Romana” para a da liberdade como "não-interferência". Dialogando em oposição às concepções de Isaiah Berlin, o autor argumenta que, historicamente, o conceito hegemônico era da liberdade como "não-dependência”. A análise de Skinner percorre a discussão da liberdade neo-Romana no mundo britânico após as Revoluções Inglesas, a forma como esse ideal foi apropriado nos contextos da Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa, e o subsequente desenvolvimento da liberdade como não-interferência. Esta resenha apresenta o livro como uma contribuição singular, tanto em relação às outras obras do autor, quanto à História Intelectual como um todo.
Downloads
Referências
BERLIN, Isaiah. Two Concepts of Liberty. In: BERLIN, Isaiah. Four Essays On Liberty. p. 118-172. Oxford: Oxford University Press, 1969.
JAY, Martin. Genesis and Validity: the theory and practice of Intellectual History. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2022.
SKINNER, Quentin. The paradoxes of political liberty. The tanner lectures on human values, v. 7, p. 225-250, 1986.
SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SKINNER, Quentin. Liberty before Liberalism. Cambridge, Cambridge University Press, 1998.
SKINNER, Quentin. Visions of Politics. Vol. 1: Regarding Method. Cambridge. Cambridge University Press. 2002.
SKINNER, Quentin. A Third Concept of Liberty. In: MILLER, David (ed.). The Liberty Reader. p. 243-254. Abingdon: Routledge, 2006.
SKINNER, Quentin. Hobbes and Republican Liberty. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
SKINNER, Quentin. On Neo-Roman Liberty: A Response and Reassessment. In: HANNAH, Dawson; DIJN, Annelien de (eds.). Rethinking Liberty before Liberalism. p. 233-266. Cambridge: Cambridge University Press, 2022.
SKINNER, Quentin. Liberty as Independence: The Making and Unmaking of a Political Ideal. Cambridge: Cambridge University Press, 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Oliverio Bergonso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Epígrafe não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.