O castelo de cartas da burocracia termidoriana e o Estado operário degenerado burocraticamente
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v14i1p873-889Palavras-chave:
Burocracia , Estado operário , Leon Trotsky, socialismo, União SoviéticaResumo
O presente ensaio busca entender o “Estado operário degenerado burocraticamente”, bem como expor e discutir suas idiossincrasias e as causas de sua degeneração, situando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em seu contexto histórico e levando em conta as particularidades desse contexto, suas conjunturas internas e externas. Nesse sentido, as análises econômica, política e social são indissociáveis para a compreensão tanto das singularidades quanto das generalidades do evento. Para isso, o livro “A Revolução Traída”, escrito por Leon Trótski, é tomado como a principal fonte. Com isso, chegou-se a quatro conclusões: a) o Estado operário burocratizou-se em razão de fatores interiores e exteriores combinados e em permanente troca, não somente exacerbando um ou outro aspecto; b) a burocratização não ocorreu unicamente pela figura de Joseph Stálin na direção, mas porque fatores históricos engendraram as possibilidades estruturais para tal processo, e a própria burocracia também moldou essas possibilidades, a fim de que mantivesse sua posição de controle e os privilégios que acumulava; c) a personificação da figura de Stálin não torna possível a compreensão dos fatores que levaram à burocratização do Estado soviético, pois o que se deve mobilizar é o fenômeno do stalinismo como chave explicativa dessa conjuntura; d) a análise deve priorizar a observância dos processos históricos e o que sua relação dialética diz com base no contexto histórico mais específico em conjunto e em diálogo com o contexto histórico mais amplo, de forma a não isolar a burocracia.
Downloads
Referências
ANDERSON, Perry. A interpretação de Trotsky sobre o estalinismo. Traduzido por: Rodrigo Ismael Francisco Maia. Revista Novos Rumos, Marília, SP, v. 53, n. 1, p. 23–42, 2016. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/8488. Acesso em: 6 ago. 2025.
MATTICK, Paul. O herói de Kronstadt escreve a história. Resenha: A Revolução Traída de Leon Trotsky. Traduzido por Jaciara Veiga. Portal Crítica Desapiedada. [S.I] [20--]. disponível em: https://criticadesapiedada.com.br/a-revolucao-traida-de-leon-trotsky-paul-mattick/. Acesso em: 24 mar. 2025.
MONTEIRO, Marcio Lauria. A relação entre o colapso do bloco soviético e o stalinismo. Livro do II Encontro Internacional Leon Trótski, p. 576-587, 2024. Disponível em: (99+ (Livro) II Encontro Internacional Leon Trótski (Organizador). Acesso em: 29 jul. 2025.
MONTEIRO, Marcio Lauria; ROMÃO, Morgana Moura. O stalinismo e a União Soviética segundo a interpretação de Leon Trotsky. Aurora – revista de arte, mídia e política, v. 13, n. 38, 2020. Disponível em: O Stalinismo e a União Soviética segundo a interpretação de Leon Trotsky | Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política. Acesso em: 26 jul. 2025.
NORA, Dragún. “A Revolução Traída”, o socialismo e o Estado. Esquerda Diário. [S.I] 20 ago. 2022. Disponível em: https://www.esquerdadiario.com.br/spip.php?=gacetilla-articulo&id_article=53416. Acesso em: 24 mar. 2025.
TRÓTSKI, Leon. A Revolução Traída: o que é e para onde vai a URSS? São Paulo: Iskra, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nicole Maciel Cadeiras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Epígrafe não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.