O “Projeto Resisto!” do Memorial da Resistência (SP): possibilidade de material pedagógico para a Educação em Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v14i2p314-337Palavras-chave:
Educação em direitos humanos, Memorial da Resistência, Projeto Resisto!Resumo
Este artigo analisa os materiais produzidos no "Projeto Resisto!" do Memorial da Resistência, com o objetivo de investigar a viabilidade de sua utilização em sala de aula no contexto da educação para "nunca mais", no âmbito da Educação em Direitos Humanos. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa de caráter documental e bibliográfico, analisando os vídeos e roteiros do projeto à luz de referenciais teóricos sobre memória e justiça de transição. O exame da fonte revela seu enorme potencial enquanto material pedagógico, mostrando-se como uma excelente resposta para dois dos desafios da Educação em Direitos Humanos apontados por Sacavino e Candau (2013): a formação continuada de educadores — através das oficinas oferecidas pela equipe de ação educativa do Memorial — e a produção de materiais de apoio para a utilização em salas de aula. Conclui-se que, embora o material não seja suficiente, por si só, para preencher essa lacuna educacional, ele se configura como um modelo a ser seguido por outras instituições de memória e centros de pesquisa.
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Referências
Fontes:
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