O “Projeto Resisto!” do Memorial da Resistência (SP): possibilidade de material pedagógico para a Educação em Direitos Humanos

Autores

  • Milena Gabrielle Silva da Cunha Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v14i2p314-337

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos, Memorial da Resistência, Projeto Resisto!

Resumo

Este artigo analisa os materiais produzidos no "Projeto Resisto!" do Memorial da Resistência, com o objetivo de investigar a viabilidade de sua utilização em sala de aula no contexto da educação para "nunca mais", no âmbito da Educação em Direitos Humanos. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa de caráter documental e bibliográfico, analisando os vídeos e roteiros do projeto à luz de referenciais teóricos sobre memória e justiça de transição.  O exame da fonte revela seu enorme potencial enquanto material pedagógico, mostrando-se como uma excelente resposta para dois dos desafios da Educação em Direitos Humanos apontados por Sacavino e Candau (2013): a formação continuada de educadores — através das oficinas oferecidas pela equipe de ação educativa do Memorial — e a produção de materiais de apoio para a utilização em salas de aula. Conclui-se que, embora o material não seja suficiente, por si só, para preencher essa lacuna educacional, ele se configura como um modelo a ser seguido por outras instituições de memória e centros de pesquisa.

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Biografia do Autor

  • Milena Gabrielle Silva da Cunha, Universidade de São Paulo

    Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Este artigo é fruto da minha pesquisa de Iniciação Científica, realizada no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, orientada pelo Prof.Dr. Camilo de Mello Vasconcellos e financiada pelo CNPq.



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Publicado

2025-12-19

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Artigos

Como Citar

Silva da Cunha, M. G. (2025). O “Projeto Resisto!” do Memorial da Resistência (SP): possibilidade de material pedagógico para a Educação em Direitos Humanos. Epígrafe, 14(2), 314-337. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v14i2p314-337