O "retorno" do imprescindível: considerações acerca da narrativa histórica e o ofício do historiador
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v1i1p91-103Palavras-chave:
Narrativa, Historiografia, Escrita da HistóriaResumo
Este breve ensaio procura ressituar o debate sobre a narrativa em História tendo como ponto de partida a “crise dos paradigmas” na década de 1980, momento de revisão historiográfica que propiciou questionamentos não apenas de teor ideológico, mas do próprio “fazer histórico”, isto é, da relação entre os historiadores e suas pesquisas. Procurar-se-á, portanto, discutir, através da seleção de alguns posicionamentos e seus desdobramentos a validade desta modalidade de escrita da história.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. O narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov.In: Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. Obras Escolhidas. Volume I. 5. Ed. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1993.
BURKE, Peter. A história dos acontecimentos e o renascimento da narrativa. In: A escrita da História: novas perspectivas. BURKE, Peter (org.). São Paulo: Unesp, 1992,
FEBVRE, Lucien. Combates pela História. 2.ª edição, Lisboa: Editorial Presença, 1989
______. Martinho Lutero: Um destino. Lisboa: Asa, 1994.
HARTOG, François. O Século XIX e a História: o caso Fustel de Coulanges. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. A razão na história. Lisboa: Edições 70, 1995.
HOBSBAWM, Eric. O ressurgimento da narrativa: alguns comentários. In: Revista de História. Campinas: IFCH/UNICAMP, 1991.
STONE, Lawrence. O ressurgimento da narrativa: reflexões sobre uma nova velha história. In: Revista de História. Campinas: IFCH/UNICAMP, 1991.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre Verdade e Mentira no Sentido Extra-moral. Tradução: Torres Filho, R. In: Antologia de Textos Filosóficos. Marçal, J. (org.), SEED, Paraná, 2009,
WHITE, HAYDEN. A questão da narrativa na teoria contemporânea da História. In: Revista de História. Campinas: IFCH/UNICAMP, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Epígrafe não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.