“As bellas amethystas”: Garimpos e relações comerciais em Brejinho das Ametistas (Alto Sertão da Bahia, 1870-1930)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v2i2p25-46Palavras-chave:
Alemães, Garimpos, Brejinho das Ametistas.Resumo
Este estudo analisa a conjuntura do descobrimento e primeiras décadas de exploração da mineração na vila de Brejinho de Ametistas/BA. Inicia-se com dados registrados por memorialistas e viajantes, e nesse sentido identifica incongruências de informações apresentadas por estas fontes. Tais dados farão recuar a época da descoberta de tais minérios ao mesmo tempo em que redimensiona as relações movidas por aqueles garimpos. Em seguida, analisa por meio de correspondências pessoais e processos cíveis, relações comerciais movidas pela mineração de Brejinho durante as primeiras décadas do século XX, envolvendo a participação de imigrantes alemães e ricos comerciantes de Caetité/BA, principalmente Deocleciano Pires Teixeira. Tal parceira fomentou a dinâmica do comércio dos ditos minerais e facilitou sua chegada ao seu principal destino, a Alemanha.
Downloads
Referências
AGUIAR, Lielva Azevedo. “Agora um pouco da política sertaneja”: A trajetória da família Teixeira no Alto Sertão da Bahia (Caetité, 1885-1924). Santo Antônio de Jesus, (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado da Bahia, UNEB, 2011.
CORREIA, Monica. Variedades gemológicas de quartzo na Bahia, geologia, mineralogia, causas de cor e técnicas de tratamento. Dissertação de mestrado. Programa de pós-graduação em mineralogia e petrologia. São Paulo, 2010.
ESTRELA, Ely Souza. Os sampauleiros: cotidiano e representações. São Paulo: Humanitas FFLCH/USP, Fapesp: Educ, 2003.
GUMES, João. O Sampauleiro. Caetité, Typographia d’A Penna, 1926.
JESUS. Zeneide Rios de. Eldorado sertanejo: garimpos e garimpeiros nas serras de Jacobina (1930-1940). Dissertação de mestrado. Salvador, UFBA, 2005.
MARTINS, Rômulo. “Vinha na fé de trabalhar em diamantes.” Escravos e libertos em Lençóis, Chapada Diamantina-BA (1840 – 1888). Salvador, (Dissertação de mestrado), Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2013.
MARTIUS, Carl Friedrich Philipp von. SPIX, Johann Baptist von. Através da Bahia – excertos da obra Reise in Brasilien (1938). Disponível em: http://www.brasiliana.com.br/obras/atraves-da-bahia-excertos-da-obra-reise-in-brasilien/pagina/233/texto. Acesso em 12/02/13 as 19:20.
NEVES, Antonino da Silva. Chorographia do municipio do Rio Pardo. Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1908.
PIRES, Maria de Fátima Novais. História, historiografia e historicidade: tempos históricos, tempo presente. In: Caderno de resumos & Anais do 4º. Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010.
SAMPAIO, Theodoro. O Rio de S. Francisco e a Chapada Diamantina: trechos de um diario de viagem (1879-80). Escolas Professionaes Salesianas: São Paulo, 1905.
SILVA, Marina Helena Chaves. Vivendo com o outro: Os alemães na Bahia no período da II Guerra Mundial. Tese de doutorado, Salvador, UFBA, 2007.
SILVA, Pedro Celestino da Silva. Notícias Históricas e Geographicas do Município de Caetité. Revista do Instituto Geographico e Histórico da Bahia. Nº 58, Seção Gráphica da Escola de A. Artífices da Bahia, 1932.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Epígrafe não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.