“As bellas amethystas”: Garimpos e relações comerciais em Brejinho das Ametistas (Alto Sertão da Bahia, 1870-1930)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v2i2p25-46Palavras-chave:
Alemães, Garimpos, Brejinho das Ametistas.Resumo
Este estudo analisa a conjuntura do descobrimento e primeiras décadas de exploração da mineração na vila de Brejinho de Ametistas/BA. Inicia-se com dados registrados por memorialistas e viajantes, e nesse sentido identifica incongruências de informações apresentadas por estas fontes. Tais dados farão recuar a época da descoberta de tais minérios ao mesmo tempo em que redimensiona as relações movidas por aqueles garimpos. Em seguida, analisa por meio de correspondências pessoais e processos cíveis, relações comerciais movidas pela mineração de Brejinho durante as primeiras décadas do século XX, envolvendo a participação de imigrantes alemães e ricos comerciantes de Caetité/BA, principalmente Deocleciano Pires Teixeira. Tal parceira fomentou a dinâmica do comércio dos ditos minerais e facilitou sua chegada ao seu principal destino, a Alemanha.
Downloads
Referências
AGUIAR, Lielva Azevedo. “Agora um pouco da política sertaneja”: A trajetória da família Teixeira no Alto Sertão da Bahia (Caetité, 1885-1924). Santo Antônio de Jesus, (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado da Bahia, UNEB, 2011.
CORREIA, Monica. Variedades gemológicas de quartzo na Bahia, geologia, mineralogia, causas de cor e técnicas de tratamento. Dissertação de mestrado. Programa de pós-graduação em mineralogia e petrologia. São Paulo, 2010.
ESTRELA, Ely Souza. Os sampauleiros: cotidiano e representações. São Paulo: Humanitas FFLCH/USP, Fapesp: Educ, 2003.
GUMES, João. O Sampauleiro. Caetité, Typographia d’A Penna, 1926.
JESUS. Zeneide Rios de. Eldorado sertanejo: garimpos e garimpeiros nas serras de Jacobina (1930-1940). Dissertação de mestrado. Salvador, UFBA, 2005.
MARTINS, Rômulo. “Vinha na fé de trabalhar em diamantes.” Escravos e libertos em Lençóis, Chapada Diamantina-BA (1840 – 1888). Salvador, (Dissertação de mestrado), Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2013.
MARTIUS, Carl Friedrich Philipp von. SPIX, Johann Baptist von. Através da Bahia – excertos da obra Reise in Brasilien (1938). Disponível em: http://www.brasiliana.com.br/obras/atraves-da-bahia-excertos-da-obra-reise-in-brasilien/pagina/233/texto. Acesso em 12/02/13 as 19:20.
NEVES, Antonino da Silva. Chorographia do municipio do Rio Pardo. Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1908.
PIRES, Maria de Fátima Novais. História, historiografia e historicidade: tempos históricos, tempo presente. In: Caderno de resumos & Anais do 4º. Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010.
SAMPAIO, Theodoro. O Rio de S. Francisco e a Chapada Diamantina: trechos de um diario de viagem (1879-80). Escolas Professionaes Salesianas: São Paulo, 1905.
SILVA, Marina Helena Chaves. Vivendo com o outro: Os alemães na Bahia no período da II Guerra Mundial. Tese de doutorado, Salvador, UFBA, 2007.
SILVA, Pedro Celestino da Silva. Notícias Históricas e Geographicas do Município de Caetité. Revista do Instituto Geographico e Histórico da Bahia. Nº 58, Seção Gráphica da Escola de A. Artífices da Bahia, 1932.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.