A Abolição da Escravidão nos Livros Didáticos: Textos e Imagens na Construção da História na Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v2i2p109-135

Palavras-chave:

Livros Didáticos, Abolição, Escravidão, Ilustrações, Representações

Resumo

O presente artigo explora os discursos e perspectivas sobre a Abolição da Escravidão transmitidos pelos livros didáticos de História do Brasil do início do século XX até a década de 1980. Para tanto, considerou-se as atuais linhas teóricas de pesquisa, baseadas em autores como Alain Choppin e Circe Bittencourt, que pensam os manuais escolares como documentos históricos, objetos da cultura material responsáveis por produzir e disseminar valores de determinada época, com intenções específicas e parciais. Além disso, são objetos cuja função ultrapassa o caráter ideológico, pois representam currículos, pedagogias e métodos escolares e editoriais que também são históricos. A pesquisa busca aliar tanto o campo das representações quanto o campo metodológico-pedagógico para a análise de alguns autores clássicos de diferentes momentos da produção didática brasileira, como Antônio José Borges Hermida e Joel Rufino dos Santos. Partindo da problemática de como é representado o tema da Abolição e qual o lugar concedido aos negros escravos nessas fontes - considerando a articulação entre textos e imagens - pode-se refletir a construção e consolidação de perspectivas sobre a História e o papel da escola nesse processo.

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Biografia do Autor

  • Victor Doutel Pastore, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Graduando em História pela FFLCH-USP. Pesquisa na área de História do Ensino, da disciplina de História e dos livros didáticos. Atualmente integra o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do departamento de História da USP.

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Imagens de Livros Didáticos

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Figura 2: Jean-Baptiste Debret, Mercado da Rua do Valongo, 1834-1839 (FILHO, 1977, p.211).

Figura 3: Johann Moritz Rugendas, Negro e negra da Bahia, 1835 (MATTA, 1946, p.123).

Figura 4: Desenho de Angelo Agostini, publicado na Revista Illustrada de 13 de junho de 1885 (MATTA, 1946, p.134).

Figura 5: Johann Moritz Rugendas, Negras do Rio de Janeiro, 1835 (HERMIDA, 1964, p.271).

Figura 6: Johann Moritz Rugendas, Desembarque,1835 (HERMIDA, 1961, p.168).

Figura 7: Desenho de Angelo Agostini (SANTOS, 1979, p.121).

Figura 8: Capa do jornal La Avispa no dia 30 de maio de 1888, reproduzida posteriormente por Angelo Agostini na Revista Illustrada 07 de julho do mesmo ano (FILHO, 1977, p.219).

Figura 9: Charge no jornal El Mosquito, de Buenos Aires (SANTOS, 1979, p.121).

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Publicado

2015-09-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pastore, V. D. (2015). A Abolição da Escravidão nos Livros Didáticos: Textos e Imagens na Construção da História na Escola. Epígrafe, 2(2), 109-135. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v2i2p109-135