Entre o perdão e o alijamento: a prescrição da excomunhão por Martín Pérez na Castela do século XIV
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v4i4p89-105Palavras-chave:
Castela, Confissão, Exclusão, Excomunhão, Martín PérezResumo
O artigo apresentado tem como objetivo analisar a obra Libro de las Confesiones de Martín Pérez focando nas prescrições sobre o Sacramento da Penitencia. O manual de confessores escrito por volta de 1316 é fundamental para a compreensão da relação entre os escritos teológicos, o baixo clero e o publico de fiéis, sendo este especialmente direcionado aos clérigos de pouca ciência que atendiam as confissões. Com a mudança de visão a respeito dos sacramentos e do poder jurídico religioso em 1215, com o IV concílio de Latrão, a obra de Pérez aparece com uma grande difusão a partir do número de traduções em que foram encontradas na península Ibérica, tanto no mosteiro de Alcobaça em Portugal como no reino de Castela. Pretende-se deste modo analisar a prática da exclusão dentro de uma sociedade religiosa por meio da relação entre o excluído e o responsável por aplicar a pena. Leva-se em consideração que o a obra será tratada em nossa abordagem por se mostrar um instrumento privilegiado de análise de certas tramas históricas que serviram no processo de ordenação social do século XIV. O afastamento do fiel de sua sociedade afetava toda a vida do excluído, tanto publicamente quanto intimamente, além de reforçar na memória do fiel o jogo social em que estava incluso. O desenvolvimento da literatura em uma escrita local aponta para a ideia de que a especificidade da prática existia em âmbito local, apesar da circulação do escrito e da difusão da ideia pastoral da Igreja.
Downloads
Referências
DIAZ y DIAZ, Manuel Cecilio. Para um estudio de los penitenciales hispanos. In: Études de Civilisation Medieval (IX-XII siècles). Mélanges offerts à Edmond-René LABANDE. Poitiers: CESCM, 1985. p. 216-222.
FERNÁNDEZ, Emílio Mitre. Intregrar y Excluir (Comunión y Excomunión en el Medievo). Hispania Sacra, LXV. Univerdidad Compltense: Madrid, 2013. P. 520
FORTINI, F. Literatura. In: Enciclopédia Einaudi. Volume 17 Literatura – Texto. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1989, p. 177
JIMÉNEZ, Raquel Torrez. El castigo del pecado. Excomunión, purgatorio, inferno. in: Los caminhos de la exclusion em la sociedad medieval: pecado, delito y represión. Nájera, de 1 al 5 de agosto de 2011; Esther López Ojeda (Coordinadora de la edición); organizador Asociación “Amigos de la Historia Najerillense”. Logroño: Instituto de Estudios Riojanos. p. 245-307.
GARCIA, Gonzalo Florez. La reconciliación con Dios. Estudio teológico-pastoral sobre el sacramento de la penitencia. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1971.
GARCÍA, María Pilar Valero. La Excomunión: Su presencia en los estatutos de la Universidad de Salamanca (sec. XV). Studia Historica. Historia Moderna. 1985, p. 47-53
MACEDO, José Rivair. “Os Códice Alcobacenses do Libro de las confesiones de Martín Pérez (Ms. Alc. 377-378: Elementos para os seu estudo”. In: Instituições, Cultura e Poder na Idade Média Ibérica. Atas da VI Semana de Estudos Medievais/ I Encontro Luso-Brasileiro de História Medieval. Brasília: UNB, 1006, p 113-130.
______. Os manuais de confissão luso-castelhanos dos séculos XIII-XV. Conferencia ministrada no I Encontro Estadual de Estudos Medievais/ RS – Porto Alegre, 23 -26 de junho de 2009.
PÉREZ, Martín. Libro de las Confesiones. Una radiografía de la sociedad Medieval Española. Edição crítica, introdução e notas de GARCI Y GARCIA Antonio; RODRÍGUEZ Bernardo Alonso; RODRÍGUEZ Francisco Cantelar. Revista Española de Derecho Canónico (Salamanca), vol. 49 n 132, 2002.
PÉREZ, Martín. Livro das confissões, Edição de José Barbosa Machado e Fernando Torres Moreira. S/L: Pena Perfeita, 2005-2006. 2v
PITA, Isabel Beceiro. Libros, Lectores e Bibliotecas em la España Medieval. Espanha: Nausícaä, 2007.
PRODI, Paolo. Uma história da justiça. Do pluralismo dos foros ao dualismo moderno entre consciência e direito. São Paulo: Martins Fontes, 2005 RÀBANOS, José María Soto. A espiritualidade da Idade Média ocidental: séc. VIII-XIII. Lisboa: Estampa, 1995.
RÀBANOS, José María Soto. A espiritualidade da Idade Média ocidental: séc. VIII-XIII. Lisboa: Estampa, 1995.
______. Derecho Canónico y práxis pastoral en la España bajomedieval. Monumenta juris canonici, series C: Subsidia, Vol. 7 595-617. Vatican: Biblioteca apostólica vaticana, 1985.
______. Visión y Tratamiento del Pecado en los Manuales de Confesión de la Baja Edad Media Hispana. In: Hispania Sacra, LVIII. Madrid: Instituto de Historia, CSI, 2006, pp 411- 447
YATES, Frances. A arte da memória. Campinas: Editoria da Unicamp, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.