A queda: um ensaio sobre o Discurso da Servidão Voluntária a partir de M. Chaui e J. Saramago
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2022.190932Palavras-chave:
Étienne de La Boétie, Marilena Chaui, José Saramago, Servidão voluntária, Autoritarismo, Filosofia políticaResumo
O presente ensaio apresenta como ponto de partida o conto "Cadeira", do escritor português José Saramago, para ilustrar a contínua atualidade do estudo "Amizade, recusa do servir" da professora e filósofa Marilena Chaui, publicado em 1982 pela editora Brasiliense como posfácio da obra "Discurso da servidão voluntária", de Étienne de La Boétie. Nossa intenção é partir da alegoria saramaguiana da queda da ditadura salazarista em Portugal para mostrar como o pensamento de La Boétie, especialmente quando analisado por Chaui, trespassa incólume séculos inteiros chegando até a contemporaneidade europeia e brasileira e que possíveis caminhos alternativos a este sistema podem se apresentar.
Downloads
Referências
CHAUI, M. (2006).Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo.
CHAUI, M. (2014).Contra a servidão voluntária. Org.Homero Santiago. 2 ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora.
DE SOUZA JÚNIOR, L. (2019). O tempo da queda - uma análise do conto de José Saramago "Cadeira". Revista Garrafa, v. 17 n. 50, p. 132-141. Disponível em:<https://revistas.ufrj.br/index.php/garrafa/article/view/30947>.
LA BOÉTIE, E. (2017).Discurso da servidão voluntária. 4 reimpressão, São Paulo: Martin Claret.
SARAMAGO, J. (1998).Objecto quase. São Paulo: Companhia das Letras.
TENGARRINHA, J (org.) (2000). História de Portugal. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Newton de Andrade Branda Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
b. Authors are authorized to take on additional contracts separately, to non-exclusive distribution of the article published in this journal (ex.: to publish in institutional repository or as part of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.