A queda: um ensaio sobre o Discurso da Servidão Voluntária a partir de M. Chaui e J. Saramago
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2022.190932Palabras clave:
Étienne de La Boétie, Marilena Chaui, José Saramago, Servidão voluntária, Autoritarismo, Filosofia políticaResumen
O presente ensaio apresenta como ponto de partida o conto "Cadeira", do escritor português José Saramago, para ilustrar a contínua atualidade do estudo "Amizade, recusa do servir" da professora e filósofa Marilena Chaui, publicado em 1982 pela editora Brasiliense como posfácio da obra "Discurso da servidão voluntária", de Étienne de La Boétie. Nossa intenção é partir da alegoria saramaguiana da queda da ditadura salazarista em Portugal para mostrar como o pensamento de La Boétie, especialmente quando analisado por Chaui, trespassa incólume séculos inteiros chegando até a contemporaneidade europeia e brasileira e que possíveis caminhos alternativos a este sistema podem se apresentar.
Descargas
Referencias
CHAUI, M. (2006).Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo.
CHAUI, M. (2014).Contra a servidão voluntária. Org.Homero Santiago. 2 ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora.
DE SOUZA JÚNIOR, L. (2019). O tempo da queda - uma análise do conto de José Saramago "Cadeira". Revista Garrafa, v. 17 n. 50, p. 132-141. Disponível em:<https://revistas.ufrj.br/index.php/garrafa/article/view/30947>.
LA BOÉTIE, E. (2017).Discurso da servidão voluntária. 4 reimpressão, São Paulo: Martin Claret.
SARAMAGO, J. (1998).Objecto quase. São Paulo: Companhia das Letras.
TENGARRINHA, J (org.) (2000). História de Portugal. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Newton de Andrade Branda Junior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
b. Authors are authorized to take on additional contracts separately, to non-exclusive distribution of the article published in this journal (ex.: to publish in institutional repository or as part of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.