A determinação de um novo modo de vida em Espinosa e em Pascal

Autores

  • Gabriel Frizzarin de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2023.216013

Palavras-chave:

Espinosa, Pascal, Emenda do intelecto, Graça, Imanência, Transcendência

Resumo

Espinosa e Pascal, respectivamente no proêmio do Tratado da Emenda do Intelecto e no opúsculo Sobre a conversão do pecador, colocam em cena a explicação de um processo que implica a instituição de um novo modo de vida e que representa, para a alma ou para a mente humana, uma profunda renovação de valores. Nessa explicação, ambos os autores abordam temas como a consideração por um bem verdadeiro, a perturbação entre tal consideração e a estima pelo que até então era objeto de deleite, a firme resolução e o desejo de buscar um bem verdadeiro e, por fim, a reflexão sobre os meios para alcançá-lo. Entretanto, o solo no qual esse processo se desenvolve parece separá-los, pois em Espinosa a resolução de buscar o bem verdadeiro é inerente ao esforço reflexivo, ao passo que em Pascal a conversão do pecador não se realiza sem a intervenção da graça. A questão que então se coloca é a de compreender o fundamento da instituição de um novo modo de vida cujo processo, se não parece se originar simplesmente de uma decisão voluntária, não é contudo equivalente para tais autores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALQUIÉ, F. (1981). Le rationalisme de Spinoza. Paris: Presses Universitaires de France.

BRUNSCHVICG, L. (1971). Spinoza et ses Contemporains. Paris: Presses Universitaires de France.

CHAUI, M. (1999). A Nervura do Real: imanência e liberdade. Vol. I. São Paulo: Companhia das Letras.

ESPINOSA, B. (1987). Tratado da Reforma do Entendimento. Introdução e notas de A. Koyré. Tradução da edição francesa por Abílio Queirós. Lisboa: Edições 70.

ESPINOSA, B. (2004). Tratado da Reforma da Inteligência. Tradução, introdução e notas de Lívio Teixeira. São Paulo: Martins Fontes.

ESPINOSA, B. (2015). Tratado da Emenda do Intelecto. Edição em latim e em português. Tradução de Cristiano Novaes de Rezende. Campinas: Editora Unicamp.

ESPINOSA, B. (2023). Tratado da Emenda do Intelecto. Contendo também a Correspondência completa entre Espinosa, Tschirnhaus e Schuller e outras cartas conexas; A medicina da mente por E. W. von Tschirnhaus. Tradução de Samuel Thimounier. Prefácio, tradução, introdução e posfácio de Cristiano Novaes de Rezende. Revisão técnica de Luís César Oliva. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

GOUHIER, H. (2005). Blaise Pascal: conversão e apologética. Tradução de Éricka Itokazu e Homero Santiago. São Paulo: Discurso Editorial.

JAQUET, C. (2017). Spinoza ou la prudence. Paris: Éditions du Retour.

MOREAU, P.F. (1994). Spinoza: l’expérience et l’éternité. Paris: Presses Universitaires de France.

OLIVA, L. C. G. (1996). A questão da graça em Blaise Pascal. Dissertação de mestrado. Apresentada ao Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: Universidade de São Paulo.

OLIVA, L. C. G. (2004). As marcas do sacrifício: um estudo sobre a possibilidade da história em Pascal. São Paulo: Associação Editorial Humanitas.

OLIVA, L. C. G. (2012). A noção de graça em Blaise Pascal. Cadernos Espinosanos, (26), 25-45.

PASCAL. (1954). Oeuvres Complètes. Texte établi et annoté par j. Chevalier. Blibliothèque de la Pléiade. Paris: Librarie Gallimard.

PASCAL. (1963) Oeuvres Complètes. Préface d’Henri Gouhier. Présentation et notes de L. Lafuma. Paris: Éditions Seuil.

PASCAL. (1973). Pensamentos. Tradução de Sérgio Milliet, numeração Brunschvicg. São Paulo: Abril Cultural. Coleção Os pensadores.

PASCAL. (1991). Oeuvres Complètes. Tome III. Texte établi, présenté et annoté par J. Mesnard. Paris: Desclée de Brouwer.

PASCAL. (1992). Oeuvres Complètes. Tome IV. Texte établi, présenté et annoté par J. Mesnard. Paris: Desclée de Brouwer.

PASCAL. (2000). Oeuvres Complètes. Tome II. Éditon présentée, établie et annotée par M. Le Guern. Paris: Éditions Gallimard.

PASCAL. (2014). “Sobre a conversão do pecador”. In: Conversa com o Senhor de Sacy sobre Epiteto e Montaigne e outros escritos. São Paulo: Alameda.

SPINOZA. (1954). Oeuvres Complètes. Texte traduit, présenté et annoté par Roland Caillois, Madeleine Francès et Robert Misrahi. Paris: Éditions Gallimard.

SPINOZA. (1988). Tratado de la Reforma del Entendimiento. Introducción y notas de Atilano Domínguez. Madrid: Alianza Editorial, S.A.

SPINOZA. (1992). Traité de la Réforme de l’Entendement. Introduction, traduction et commentaire par B. Rousset. Paris: Vrin.

SPINOZA. (2002). Treatise on the Emendation of the Intellect. Complete Works. Translation by Samuel Shirley. Edited with Introduction and notes by M. L. Morgan. Indianapolis/Cambridge: Hackett Publishing Company.

SPINOZA. (2003). Traité de la Réforme de l’Entendement. Introduction, traduction et commentaire par A. Lécrivain. Paris: Éditions Flammarion.

SPINOZA. (2007). Trattato sull’Emendazione dell’Intelleto. Spinoza opere. A cura e con un saggio introduttivo di Filippo Mignini. Traduzioni e note di Filippo Mignini e Omero Proietti. Milano: Arnoldo Mondadori Editore.

SPINOZA. (2009). Traité de la Réforme de l’Entendement. Texte établi par Filippo Mignini. Traduction et notes par Michelle Beyssade. In: Oeuvres, Tome I, premiers écrits. Paris: Presses Universitaires de France.

SPINOZA. (2022). Traité de la Réforme de l’Entendement. Traduction et notes par C. Appuhn. Paris: Garnier Flammarion (réédition).

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Souza, G. F. de. (2023). A determinação de um novo modo de vida em Espinosa e em Pascal . Cadernos Espinosanos, 49, 203-245. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2023.216013

Dados de financiamento