Edições anteriores

  • n. 50 (2024)

    APRESENTAÇÃO

    O novo número dos Cadernos Espinosanos, particularmente variado tanto em temas quanto em filósofos abordados, se abre com uma belíssima apresentação das relações de Espinosa com a astronomia. Sobre o mesmo filósofo, seguem-se um detalhado estudo a respeito da noção de lei, uma revisão das principais posições da fortuna crítica a respeito do lugar da História no pensamento espinosano e uma retomada da discussão sobre o mal na correspondência do filósofo com Blyenbergh. Descartes se faz presente por meio de uma aguda discussão sobre a noção de subjetividade, apontando tanto os limites da sua aplicação ao filósofo moderno como seus desdobramentos contemporâneos. Pascal, por sua vez, aparece em um precioso histórico das edições dos Pensamentos, desde a edição de Port Royal até a mais recente publicada na França. A isso acrescente-se, na seção de traduções, uma nova tradução do famoso fragmento da Aposta e de outros fragmentos correlatos. O número conta ainda com um artigo sobre o papel de Leibniz e Nietzsche no pensamento deleuziano. As últimas páginas da edição completa encerram este número com notícias relativas às publicações sobre a filosofia seiscentista.

    Boa leitura!

  • n. 49 (2023)

    APRESENTAÇÃO

    O novo número dos Cadernos Espinosanos traz um conjunto de artigos que se divide, fundamentalmente, entre o filósofo que dá nome à publicação e G. W. Leibniz. No primeiro grupo incluem-se um precioso artigo sobre o uso de Espinosa por biólogos contemporâneos, um interessante relato sobre a abordagem espinosana de questões de diversidade no Ensino Médio, uma reflexão inovadora sobre a concepção espinosana de imaginação e uma análise comparativa sobre a maneira como Espinosa e Pascal abordam a crucial resolução de buscar um novo modo de vida. Sobre Leibniz, temos uma detalhada apresentação da crítica que este filósofo faz à doutrina da paz perpétua e um trabalho sobre o papel da ideia leibniziana de fundamento na constituição do pensamento de Gilles Deleuze. Completam o número a tradução inédita de uma carta de Descartes a Colvius e um expressivo número de resenhas, tanto sobre as novas edições de textos clássicos de Hobbes e Espinosa quanto sobre publicações recentes de comentadores de Pascal e Espinosa. As últimas páginas da edição completa deste número oferecem ainda as notícias relativas às defesas de dissertações de mestrado, de teses de doutorado, aos eventos realizados e às publicações de livros sobre a filosofia seiscentista.

    Boa leitura!

    Editoras e Editor.

  • n. 48 (2023)

    APRESENTAÇÃO

    O novo número dos Cadernos Espinosanos traz três trabalhos apresentados na Jornada Espinosana ocorrida na Universidade de São Paulo, em junho de 2022: uma reflexão sobre o significado da última proposição da Ética, um ensaio sobre o método no Tratado Político e uma discussão sobre as implicações políticas e morais das metafísicas de Fichte e Espinosa.

    Ainda sobre o filósofo que dá nome a nossa publicação, o número traz um artigo sobre as complexas relações entre essência e existência, um ensaio sobre as condições de possibilidade da continuação indefinida de um Estado e uma comparação da concepção espinosana de morte com a tradição judaica. Sobre os desdobramentos posteriores da filosofia espinosana, temos um belo trabalho sobre a filosofia da natureza de Schelling, comparada por este a um “espinosismo da física”, além de um surpreendente ensaio sobre os elementos espinosanos de A Náusea, de Sartre.

    Além dos trabalhos sobre Espinosa, temos uma densa discussão sobre a individuação das enteléquias em Leibniz, a retomada do debate sobre o tipo de conhecimento implicado no cogito de Descartes e, ainda sobre este filósofo, um artigo que levanta os elementos típicos do ceticismo acadêmico nas Regras para a Direção do Espírito.

    Boa leitura.

  • n. 47 (2022)

    Cadernos Espinosanos: número 47, 2022 (jul. - dez.). 

  • n. 46 (2022)

    Cadernos Espinosanos número 46

  • n. 45 (2021)

    Cadernos Espinosanos n. 45 (2021)

  • Leibniz
    n. 34 (2016)

  • n. 33 (2015)

    Jul-Dez 2015
  • Maquiavel e Espinosa
    n. 32 (2015)

    n.32 (jan.-jul. 2015)
  • n. 29 (2013)

    Cadernos Espinosanos nº29 (jul-dez 2013)
1-25 de 36