A estrutura afetiva dos tipos de governo em Hobbes. I Pressupostos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2021.181311Palavras-chave:
Prazer e dor, Medo, Honra e glória, Medo vão e vã glória, Estado de Natureza, HobbesResumo
Os pressupostos da estrutura afetiva dos tipos de governo em Hobbes dizem respeito aos afetos fundamentais que determinam as ações humanas desde o estado de natureza, em especial o medo, o egoísmo e a glória. O medo, para Hobbes, talvez seja o afeto mais restritivo da liberdade natural no estado de natureza e, ao contrário, a principal condição para a obtenção da paz no estado civil, mas a esperança de glória é tão relevante quanto o medo para a transformação do homem natural num ser social e, posteriormente, num súdito e num cidadão.
Downloads
Referências
HOBBES, T. (1647). Elementa philosophica de cive. Amsterodami [Amsterdam]: Ludovicum Elzevirum.
HOBBES, T. (1651a). Philosophicall Rudiments Concerning Government and Society. London: Royston.
HOBBES, T. (1651b). Leviathan, or The Matter, Forme, & Power of a Commonwealth, Ecclesiasticall & Civill. London: Andrew Crooke.
HOBBES, T. (1969). The Elements of Law, Natural & Politic. 2nd ed., New York: Barnes & Noble.
HOBBES, T. (1992). Do cidadão. Tradução por Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fernando Dias Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
b. Authors are authorized to take on additional contracts separately, to non-exclusive distribution of the article published in this journal (ex.: to publish in institutional repository or as part of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.