Uma experiência de alfabetização semiótica: a produção de filmes de animação no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49239Keywords:
alfabetização semiótica, expansão da escrita, linguagem audiovisualAbstract
Este texto é parte de uma pesquisa desenvolvida no programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tal trabalho, efetuado em 2006, teve como perspectiva conhecer elementos específicos da linguagem audiovisual, assim como estratégias de/para a prática da leitura e a produção de textos audiovisuais, e identificar elementos que colaboram para uma alfabetização semiótica. Com esse objetivo, acompanhamos a realização da oficina, Animando com massinha, em uma escola municipal de São Paulo, localizada na Zona Oeste. Alunos e professores produziram um total de dezesseis filmes. A metodologia utilizada – estudo de caso – ofereceu condições, em situações reais de produção, de vivenciar a temática proposta. A análise mostrou que os alunos/ professores, ao confeccionarem seus filmes, fizeram uso de sistemas semióticos e de conhecimentos já adquiridos, ou seja, a construção das escritas contemporâneas está entrelaçada com outros sistemas semióticos. Além disso, constatamos que a compreensão dos elementos cinematográficos – a posição de câmera, o cenário, a iluminação, a manipulação dos personagens, etc. – é necessária para a construção de filmes de animação. Do estudo realizado, podemos afirmar: 1) apesar de desfrutarmos das escritas contemporâneas, ainda desconhecemos como são estruturadas; 2) embora o processo de alfabetização semiótica ocorra em situações não-escolares, ele não prescinde de um ensino sistematizado.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-06-07
Issue
Section
Articles
License
The authors grant the journal all copyrights relating to the work published. The concepts expressed in signed articles are absolute and exclusive responsibility of their authors.
How to Cite
Andrade, M. de F. R. de, & Azevedo, M. A. R. de. (2009). Uma experiência de alfabetização semiótica: a produção de filmes de animação no contexto escolar. Estudos Semióticos, 5(1), 114-122. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49239