O ethos discursivo na moda de viola “Milagre da vela”
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.186427Mots-clés :
Ethos discursivo, Moda de viola, Milagre da velaRésumé
O presente artigo visa a examinar o ethos discursivo na canção “Milagre da vela”, gravada por Zé Carreiro e Carreirinho, em 1961. Num quadro intersemiótico que aproxima letra e melodia, investe-se na apreensão do ethos discursivo, como delineado pela Análise do Discurso (Maingueneau, 1997, 2008a, 2008b, 2008c, 2011, 2020, entre outros), mobilizando o projeto geral de dicção (Tatit, 1999, 2003, 2008, 2012), o qual articula letra e melodia por meio dos processos de figurativização, passionalização e tematização. O ethos é uma instância que opera no nível do discurso, desvelando características da personalidade do enunciador, bem como do seu posicionamento social, por isso, é preciso acentuar a emergência, no e pelo discurso literomusical, de traços identitários e socioculturais do homem caipira. O corpus de análise é composto por nove recortes do discurso da canção em foco. Os resultados da análise apontam que o ethos discursivo, apreendido em sua dimensão intersemiótica, revela-se uma corporalidade mística, religiosa e conservadora, apegada à cultura caipira, portanto, resistente às mudanças da sociedade.
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