A mulher de Capricho: uma análise do perfil das leitoras através dos tempos
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2010.49263Mots-clés :
perfil do enunciatário, imprensa feminina, revista CaprichoRésumé
A revista Capricho (Editora Abril) é considerada um marco do nascimento da grande imprensa feminina brasileira. Ela surgiu em 1952 como uma publicação quinzenal constituída por fotonovelas que tinham como público-alvo mulheres casadas ou em busca de um casamento. Durante muitos anos, as reportagens foram centradas na manutenção do lar, com dicas de como ser uma perfeita esposa e dona de casa. Nas últimas cinco décadas, Capricho passou por uma série de reformas gráficas e editoriais, que contribuíram, sobretudo, para alterar a idade de suas leitoras. Com a maior dessas reformas, nos anos 80, a publicação passou a ser voltada a adolescentes e adotou o slogan “A revista da gatinha”. Hoje, de acordo com o seu site eletrônico, Capricho tem a missão de “informar, entreter, formar e conectar a maior comunidade de garotas com estilo e atitude do país”. Usando a metodologia proposta pela semiótica de linha francesa, este trabalho procura verificar se a alteração na idade do público-alvo correspondeu, de fato, a uma mudança significativa no perfil do enunciatário da revista. A análise de edições publicadas entre 1971 e 2008 mostra que, apesar da diminuição da faixa etária das leitoras, a menina que lê Capricho hoje não está fundamentalmente tão distante do público de outrora.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
2010-06-07
Numéro
Rubrique
Gradus
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Comment citer
Gurgel, R. T. (2010). A mulher de Capricho: uma análise do perfil das leitoras através dos tempos. Estudos Semióticos, 6(1), 94-106. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2010.49263