O que esconde a comédia americana: uma análise semiótica de As patricinhas de Beverly Hills

Auteurs

  • Taís de Oliveira Universidade de São Paulo ( USP ). Endereço para correspondência: tata.pote@gmail.com

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2013.61251

Mots-clés :

As patricinhas de Beverly Hills, comédia, mestiçagem, cinema americano

Résumé

Abordamos o filme As patricinhas de Beverly Hills (Clueless, dirigido por Amy Heckerling, 1995) baseando-nos principalmente nas ideias propostas pela semiótica tensiva, sobretudo no que tange às condições e valores relacionados aos processos de mestiçagem (Zilberberg, 2004), e nas ideias relacionadas ao cômico, propostas por Henri Bergson (1991). Buscamos localizar os limiares entre a superficialidade do cômico — característica própria do gênero do filme em questão — e alguma profundidade passível de análise para que pudéssemos depreender o sistema de valores subjacente aos mecanismos de inclusão e exclusão, temática central do filme. Nele, vê-se a história de uma aluna que é recepcionada em sua nova escola justamente pela líder do grupo dos alunos mais populares da instituição. No desenrolar da trama acompanha-se a diluição das membranas separadoras de classes, o que leva à construção de um efeito superficial de aceitação das diferenças. Porém, um olhar mais atento verifica que no lugar da aceitação das diferenças há um apagamento destas, o que propicia a mistura das classes inicialmente delineadas como fechadas. Com a abertura das classes passa-se, portanto, da lógica da exclusão para a de participação. Ou seja, as personagens, que inicialmente operavam segundo os valores de absoluto, passam a agir conforme os valores de universo.

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Publiée

2013-06-18

Numéro

Rubrique

Articles

Comment citer

Oliveira, T. de. (2013). O que esconde a comédia americana: uma análise semiótica de As patricinhas de Beverly Hills. Estudos Semióticos, 9(1), 99-110. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2013.61251