#Mariellepresente: é preciso inocular a luta da memória contra o esquecimento nas mídias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.160190Palavras-chave:
Discurso, Hashtag, InstagramResumo
Neste texto, temos como objetivo geral analisar discursivamente como a circulação da hashtag #Mariellepresente se configura como um discurso de resistência e de (re)ex(s)istência. Mais especificamente, buscamos analisar o funcionamento do enunciado composto pelo símbolo # na rede social Instagram, procurando analisar como esse enunciado passa a circular e, fassim, produzir sentidos em hipergêneros por meio de discursos de resistências e, sobretudo, de (re)ex(s)istência, palavra-valise que significa ao mesmo tempo resistir e reexistir. Nosso corpus é constituído por posts do Instagram que trazem a hashtag #Mariellepresente. Ancoramos nosso estudo nos recentes trabalhos de Marie- Anne Paveau (2017). Embora desejável, não realizamos uma análise muito exaustiva dos dados.
Downloads
Referências
BURQUE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. Tradução Vera Maria Xavier dos Santos. São Paulo: Editora da UNESP, 2017.
KUNDERA, Milan. O livro do riso e do esquecimento. Rev. da trad. Paula Maria Rosas. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1978.
PAVEAU, Marie-Anne. L’Analyse du Discours Numérique. Dictionnaire des formeset des pratiques. Paris: Hermann Éditeurs, 2017. 400p.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.
#Mariellepresente. Instagram. Disponível em: . Acesso em 25 maio 2018.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Roberto Leiser Baronas, Lígia Mara Boin Menossi de Araújo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.