O acontecimento estético em “Muitas vozes” de Ferreira Gullar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.160880

Palavras-chave:

Semiótica, Poesia, Acontecimento, Semissimbolismo, Ferreira Gullar

Resumo

Este artigo analisa o poema “Muitas vozes”, de Ferreira Gullar (2008), por meio dos pressupostos teóricos da Semiótica francesa. O objetivo é refletir sobre o modo como essa metodologia de análise discursiva pode contribuir para a apreensão da significação do texto poético. Focalizam-se as relações entre enunciação no enunciado e entre o plano de expressão e de conteúdo do poema com a finalidade de observar a forma como o enunciador narrador constrói o texto como um acontecimento estético, noção desenvolvida por A. J. Greimas em Da imperfeição (2002). Utilizam-se, ainda, a noção de acontecimento, desenvolvida por Claude Zilberberg (2006, 2007, 2011), e de semissimbolismo, estabelecida por Jean-Marie Floch (1985).

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Biografia do Autor

  • Vera Lúcia Rodella Abriata, Universidade de Franca

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN-SP), SP, Brasil.

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

Abriata, V. L. R. (2019). O acontecimento estético em “Muitas vozes” de Ferreira Gullar. Estudos Semióticos, 15(2), 328-339. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.160880